na cidade

Parque infantil e áreas de lazer. Já foi inaugurada a obra de requalificação da Praça do Brasil

O objetivo da empreitada era transformar uma das principais praças da cidade num sítio com zonas verdes e novas cores.
As obras começaram a 7 de novembro de 2023.

A empreitada de melhoria da Praça do Brasil começou a 7 de novembro de 2023. A obra, adjudicada à empresa Decoverdi, SA, previa a modernização da área, “sem estacionamento, totalmente dedicada ao usufruto da população”, como explicou a Câmara Municipal de Setúbal. O espaço foi oficialmente inaugurado este sábado, 19 de outubro, com uma nova imagem e espaços de lazer. Segundo a autarquia, o investimento foi “superior a meio milhão de euros”.

André Martins, presidente do Município, esteve presente na sessão e sublinhou a importância de existir “mais um espaço requalificado” na cidade. Esta foi “uma boa solução para uma das principais praças” setubalenses, situada junto ao Interface de Transportes (ITS), por onde passa “boa parte” da população que chega à cidade. “Vem muita gente porque quem cá vem é bem recebido e tem boa qualidade de vida”, afirmou.

Para o autarca, a Praça do Brasil tinha deixado de ser uma boa solução para receber quem visita Setúbal e para quem ali mora, porque, “com o passar dos anos, o espaço foi perdendo dignidade” e acabou por se transformar num parque de estacionamento, que “também é importante”, tendo sido transferido para a Praceta Quinta do Tavares, por detrás dos edifícios situados no lado norte da Praça do Brasil.

Agora, o local foi adaptado para que possam surgir momentos de convívio, até porque “tem sombras e um parque infantil para as crianças se divertirem, que é um direito que têm”. André Martins considerou que a obra de requalificação, a qual representou um investimento de “um pouco mais de meio milhão de euros”, é “uma intervenção que se justifica”, sendo complementada pela nova rotunda entre a Praça do Brasil e a estação ferroviária, onde foi colocada a peça de arte do artista Ricardo Romero, com um miúdo a brincar com um comboio, numa alusão ao ITS.

O presidente salientou ainda que o mandato autárquico em curso em Setúbal (2021/2025) é o que regista “o maior investimento desde o 25 de Abril”, recordando que, sem contar com a habitação, há projetos, “a iniciar ou em desenvolvimento”, no valor de 30 milhões de euros para a realização de obras “que fazem falta para o bem-estar nossas populações”, remata.

As alterações no espaço

O projeto de requalificação da Praça do Brasil contemplava três grandes áreas verdes, um parque infantil e uma zona pedonal, nesta que é uma das localizações centrais da cidade, e ainda “um espaço de atravessamento pedonal, de estar e de convívio, a usufruir tanto pelos moradores como por quem a utiliza a pé nas ligações com as estações ferroviária e rodoviária”.

O local anteriormente usado para estacionamento automóvel transformou-se em “zonas de lazer, incluindo um parque infantil de 210 metros quadrados e vedação, com equipamentos apelativos ao convívio entre os mais novos”. Os três espaços verdes foram construídos “em forma de ilha” e de um largo central, que servirá como ponto de encontro de referência, no cruzamento dos vários atravessamentos.

A autarquia relembra que este é um espaço de encontro e, por isso, a Praça do Brasil terá “bancos corridos, bem como mesas e cadeiras, o que permite a realização de jogos de convívio, trabalho ocasional, refeições e merendas ou meras conversas”. O pavimento é em mosaico antiderrapante, em tons de cinza e negro, e os bancos, com dois metros de comprimento, são em betão cinza-claro, alguns com apontamentos em madeira.

Carregue na galeria para ver como está agora a Praça do Brasil. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA