compras

A artista setubalense que cria obras intimistas pintadas à mão em peças de madeira

Margarida descobriu a paixão pela arte após o nascimento do primeiro filho. Faz obras infantis, para casamentos e decoração.
Tem 34 anos.

Quando deixou de trabalhar na restauração, num negócio que já estava há vários anos na família, Margarida Magalhães começou a pensar em novos projetos. O universo das artes sempre despertou o seu interesse, mas foi só em 2021, quando foi mãe, que descobriu uma nova paixão: pintar peças de madeira à mão.

“Sempre gostei de artes. Aliás, tirei um curso de decoração de interiores, em home staging, portanto já gostava de renovar, decorar e já trabalhava na decoração e renovação de móveis, daí que tenha surgido a ideia de pintar algo mais”, começa por contar à NiS a artista de 34 anos.

Com o nascimento do seu primeiro filho, Francisco, Margarida tinha mais tempo livre em casa e foi assim que, certo dia, decidiu pintar uma peça em homenagem ao pequeno. Nessa altura, o Gravatinha, o restaurante familiar onde trabalhou com a mãe e a avó, já tinha chegado ao fim e depois de criar a primeira peça, decidiu investir na arte.

A fundadora da Meguii foi à procura de uma atividade que lhe permitisse ficar em casa com Francisco mas que, ao mesmo tempo, a ajudasse a pagar as contas. Nos dois primeiros anos, todas as peças que fazia e vendia era dentro do círculo de amigos, familiares e conhecidos, até que em 2023, decidiu ir mais além. E o que começou só com peças infantis, acabou por se expandir para outras áreas, como a decoração de aniversários e até casamento. 

“Comecei com os quadros só para os mais novos, mas depois pediram para casamentos, aniversários e foram surgindo várias vertentes, mas tudo pintado em madeira”, explica. Uma das peças mais complexas que fez foi para dois avós que queriam uma obra única que juntava várias madeiras com o nome de cada um dos cinco netos. 

Uma das obras mais difíceis que já fez.

Todas as peças são feitas por Margarida, desde o corte da madeira, passando pela parte de carpintaria em que lixa e prepara o produto, até às pinturas feitas à mão. O Instagram do projeto também é gerido pela fundadora.

Desde o início, que Margarida compra as madeiras na Leroy Merlin. Recentemente, foi convidada pela empresa de bricolage a realizar um workshop. “Gosto muito do contacto com o público, quando tinha o restaurante, lidava com muitas pessoas e agora faço tudo em casa”, explica. A artista também já levou a marca a algumas feiras e mercados de rua.

Embora hoje domine vários estilos, as pinturas infantis continuam a ser as suas favoritas. “São as que eu mais aprecio e as que me dão mais prazer”, partilha. “Adoro todas, mas como iniciei nessa e essa era o meu grande foco, é a que eu mais gosto pessoalmente.”

O feedback que tem recebido dos clientes é também um dos motivos para continuar. E muitos voltam a comprar com Margarida. “Às vezes o início é que custa, porque não conhecem e nunca viram, mas depois têm uma peça, gostam e voltam.”

Os valores das peças menores começam nos 29€, mas o preço varia mediante o tempo da sua confecção, o tamanho, entre outros fatores. As encomendas podem ser feitas através da página de Instagram

De seguida, carregue na galeria para conhecer algumas peças feitas por Margarida. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA