na cidade

Visitas guiadas aos Paços do Concelho estão de volta este verão

O edifício vai estar aberto ao público todos os sábados de manhã, de 15 de junho a 15 de setembro. A entrada é livre.
Não é preciso marcar, basta aparecer. Foto: CMS.

Se sempre teve curiosidade em conhecer o interior dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Setúbal, agora tem oportunidade de o fazer em família. Integrado no projeto “Paços do Concelho de Portas Abertas”, o edifício-sede da autarquia sadina estará aberto ao público todos os sábados de manhã durante os meses de verão, de 15 de junho a 15 de setembro.

As visitas às salas mais icónicas do espaço, que podem ser individuais ou em grupo são organizadas pela Câmara Municipal de Setúbal. A entrada é livre e o horário é entre as 10 e as 13 horas. Não precisa de marcação prévia, basta aparecer.

Tal como nos anos anteriores, ao longo do percurso os visitantes vão ficar a conhecer factos e curiosidades sobre o átrio dos Paços do Concelho, Salão Nobre, Sala de Sessões, Sala da Presidência, Sala do Município e a loja Coisas de Setúbal. O Salão Nobre, no primeiro piso conta a história das grandes personalidades do município, através de uma obra de arte de Luciano dos Santos.

No último piso, no sótão fica o arquivo municipal que reúne toda a atividade da autarquia. A sua grande dimensão obrigou a que o espólio constituído entre 1910 e 1949 fosse transferido para o Arquivo Distrital das Manteigadas.

Inaugurada em 2010, a propósito das comemorações dos 150 anos da elevação de Setúbal a cidade, a Sala do Município tem expostos cerca de 50 presidentes da autarquia, desde 1733 até à atualidade, que contribuíram para a construção da identidade política setubalense.

Construída há quase cinco séculos, a versão inicial do edifício dos Paços do Concelho, que abriu em 1533 na Praça do Sapal, atual Praça de Bocage sofreu várias modificações. A maioria delas foram motivadas por terramotos, temporais e por razões políticas relacionadas com a implantação da república.

Paços do Concelho de Portas Abertas

Paços do Concelho de Portas AbertasO edifício dos Paços do Concelho está aberto ao público aos sábados de manhã, durante os meses de verão, para visitas guiadas aos locais mais icónicos da sede da Câmara Municipal de Setúbal.No âmbito do projeto “Paços do Concelho de Portas Abertas”, o edifício-sede da autarquia sadina, localizado na Praça de Bocage, pode ser visitado a título individual ou em grupos até final de setembro.As visitas, dinamizadas pela Câmara Municipal de Setúbal, são gratuitas, decorrem entre as 10h00 e as 13h00 e não carecem de marcação prévia.À semelhança de anos anteriores, no decurso dos passeios os visitantes ficam a conhecer factos e curiosidades relacionados com o átrio dos Paços do Concelho, o Salão Nobre, a Sala de Sessões e a Sala da Presidência, assim como com a Sala do Município e a loja Coisas de Setúbal.Erguido há quase cinco séculos, a versão inicial do edifício dos Paços do Concelho, que abriu portas em 1533 na Praça do Sapal, atual Praça de Bocage, sofreu várias modificações ao longo do tempo, parte delas motivadas por terramotos, temporais e até por motivos políticos, caso de eventos relacionados com a Implantação da República.

Publicado por Município de Setúbal em Segunda-feira, 17 de junho de 2019

tags: Câmara Municipal de Setúbal, entrada livre, Paços do Concelho, salas, verão, visitas guiadas