O designer francês Christian Louboutin, proprietário do hotel Vermelho e da guesthouse La Salvada, ambos em Melides, está a desenvolver um novo projeto hoteleiro na região.
O boutique hotel Vermelho Lagoa tem a sua conclusão prevista para a primavera de 2026. À semelhança da primeira unidade hoteleira nomeada com a tonalidade favorita do criativo de 61 anos, que dispõe apenas de 13 quartos, o novo empreendimento será igualmente intimista.
“Vai incluir dez quartos, uma piscina de borda infinita com vistas para a lagoa e o oceano, um spa completo com áreas secas e húmidas e um restaurante de pequena dimensão, com acesso exclusivo para os hóspedes”, afirmou Vera Gonçalves, diretora do espaço, em declarações ao jornal “Expresso”.
A ideia de criar um empreendimento na lagoa de Melides já integrava os planos do designer há bastante tempo. Após a seleção do local apropriado — o novo hotel está a nascer num edifício que estava inacabado há mais de 40 anos —, o projeto foi temporariamente suspenso devido a complicações burocráticas.
“Agora, o Vermelho tem a oportunidade de restaurar o propósito inicial deste edifício ao reconstruir o interior, dando continuidade ao que foi começado anteriormente. Não se trata de uma nova edificação que perturbe a paisagem, mas sim de transformar algo abandonado em algo bonito.”
O objetivo é promover uma sinergia entre os serviços disponíveis nas duas unidades hoteleiras. Enquanto o primeiro alojamento conta com o Xtian, um restaurante dirigido pelo chef Emanuel Machado, o novo espaço terá apenas uma área de refeições com alguns snacks, preparados na cozinha do Vermelho.
Em 2020, Christian Louboutin fundou a Associação Intertidal Melides, que visa desenvolver projetos de preservação da biodiversidade na lagoa. Esta iniciativa envolve agricultores e proprietários de imóveis na região, assim como na serra de Grândola.
A paixão do designer francês por Portugal nasceu quando começou a passar as suas férias de verão em locais como Sintra e Comporta. O desejo de ter um espaço próprio para regressar sempre que desejasse inspirou a criação do Vermelho.
Com uma estética singular e detalhes que o tornam verdadeiramente único, o boutique hotel inaugurado em 2023 foi reconhecido em julho como um dos melhores destinos de 2024 pela revista “Time”.
Carregue na galeria para ver mais imagens do Vermelho, o primeiro hotel de Christian Louboutin em Melides.