O cheiro a sardinhas no ar, as luzes penduradas de largo em largo, os bailaricos que duram até de madrugada e o som inconfundível das marchas a ecoar pelas ruas. O verão chega a Setúbal com a força da tradição e a energia das festas populares, que transformam a cidade e as freguesias num autêntico palco de cultura popular, entusiasmo e convívio.
Este ano, as celebrações contam com uma agenda preenchida, que começa já em junho e que se prolonga até ao final de agosto. Desde as emblemáticas Marchas Populares da Avenida Luísa Todi, os arraiais de bairro até às festas de São Pedro, vai haver sempre um motivo para sair à rua durante os meses de verão. E sim, a icónica Feira de Santiago também está de volta.
A cumprir uma das mais antigas tradições setubalenses, temos as Marchas Populares de Setúbal. O grande desfile de abertura na Avenida Luísa Todi, a 14 de junho, é um momento alto, com cores, música, coreografias e centenas de participantes a representar bairros e coletividades da cidade. “Setúbal das Salinas” é o tema deste ano, numa organização da Câmara Municipal, com os apoios das juntas de freguesia de Azeitão e de São Sebastião.
Nos dias 20 e 21 de junho, as atuações continuam no Pavilhão Municipal das Manteigadas, oferecendo ao público mais duas noites cheias de alegria e tradição. A entrega de prémios está agendada para o dia 29 de junho, às 20h30, no Forte de Albarquel.
Durante todo o mês de junho, os bairros de Setúbal enchem-se de vida com os tradicionais arraiais de Santo António, São João e São Pedro. Em largos emblemáticos da Baixa da cidade, as celebrações dos Santos vão trazer música popular, sardinhas, bifanas e os tradicionais bailaricos. O primeiro arraial acontece no dia 13 de junho, sexta-feira, no Largo de Santo António.
Neste mesmo local ainda vão acontecer mais três arraiais, a 14, 20 e 21 de junho. No Largo da Misericórdia também há festa a 14, 21 e 28 de junho. Nos mesmos dias há mais arraiais a decorrer no Largo do Poço do Concelho. Todas estas festas têm o mesmo horário, com início marcado para as 18 horas e a fechar à meia-noite.
A partir de 19 de junho, surgem as festas populares dedicadas a São Pedro, especialmente em bairros periféricos e zonas mais tradicionais. Estas celebrações mantêm viva a identidade das comunidades locais, com concertos, procissões e iniciativas culturais abertas a todos.
De regresso este verão chega o Fest’Asso, um dos eventos mais animados do calendário municipal. Como dita a tradição, começa no dia 21 de junho e prolonga-se até 6 de julho. Acontece no Largo José Afonso e junta gastronomia, cultura, música e expositores de artesanato das freguesias da região. Uma celebração do que de melhor se faz no concelho, com entrada gratuita e espírito comunitário.
Ver esta publicação no Instagram
No final de junho chega mais uma edição do Gâmbia Music Fest, nos dias 27, 28 e 29. Este festival de música aposta em talentos emergentes e artistas locais, com um ambiente descontraído e de entrada livre. No primeiro dia, a festa começa às 18 horas e estende-se até às duas da manhã. Nos outros dois dias termina à mesma hora, mas começa às 17 horas.
Aquela que nunca pode faltar, a Feira de Santiago, também já tem data marcada: este ano, decorre de 24 de julho a 3 de agosto. Com mais de 400 anos de existência, este é um dos maiores eventos do distrito, que ocupa o Parque Sant’Iago (junto ao estádio do Bonfim) onde empresas e instituições marcam presença juntamente com o tradicional artesanato. A animação é assegurada por um programa de espetáculos ainda por revelar.
Em julho, tem ainda a Festa de Nossa Senhora da Arrábida (Círio Novo de Setúbal), as Festas da Arrábida e Azeitão e, em agosto, a Festa do Moinho de Maré da Mourisca e as Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, todas ainda com datas e cartazes a anunciar.