na cidade

Prepare-se: Setúbal vai ter uma semana de calor — com temperaturas perto dos 30 graus

Segundo o IPMA, o dia mais quente será esta quinta-feira, 23 de setembro.
Aproveite para ir à praia.

Depois de uma semana de chuva e vento com alerta laranja no concelho, o calor está de volta a Setúbal, o que significa que ainda pode aproveitar uns dias de praia. Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os termómetros vão chegar aos 30 graus e não haverá vento nem períodos de céu nublado.  

Ao longo da próxima semana, as temperaturas mínimas vão variar entre os 15 e os 16 graus. Já as máximas andarão entre os 27 e 30 graus, sendo que o dia mais quente será quarta-feira, 23 de setembro. E atenção: no início desta semana, o IPMA alerta que o índice de radiação ultravioleta vai estar no grau 6. Neste caso, deve usar óculos de sol com filtro UV, chapéu, protetor solar e evitar a exposição solar nos períodos de maior risco (11 e 16 horas). 

Se quiser aproveitar o bom tempo e ir até às praias da Arrábida, saiba que o programa municipal Arrábida sem carros se vai prolongar até ao próximo domingo, 26 de setembro. Apesar de a circulação rodoviária na estrada de acesso às praias da Arrábida se realizar sem condicionamentos de segunda a sexta-feira, o estacionamento apenas é permitido nas zonas autorizadas, como os parques de estacionamento da Figueirinha e do Creiro, que se mantêm em funcionamento mediante o pagamento definido.

Este fim de semana, 25 e 26 de setembro, as restrições são exatamente iguais às que estiveram em vigor até 15 de setembro, destacando-se a proibição de circulação automóvel entre a Figueirinha e o Creiro, nos dois sentidos, das 8 às 20 horas. As medidas especiais de acesso às atividades económicas e residências nas zonas do Portinho da Arrábida e de Alpertuche continuam a vigorar nesses dias, uma vez que o trânsito é proibido neste troço das 8 às 19 horas.

Os veículos de duas rodas, transportes públicos regulares, táxis e similares, autoridades e viaturas de emergência, além de moradores e trabalhadores que apresentem permissões específicas para a circulação não estão abrangidos por estas limitações do programa Arrábida sem Carros.

A validade dos cartões de acesso a residentes e concessionários também foi alargada. Até ao final do mês, está proibida a permanência de autocaravanas ou similares nos parques e zonas de estacionamento, assim como o estacionamento fora dos parques e zonas de parqueamento ordenado, prevendo-se, um reforço da ação policial para multar e rebocar viaturas estacionadas de forma irregular.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA