A importância do comércio em Setúbal nunca é esquecida. Seja pelos comerciantes que mantêm viva a tradição e as pequenas lojas típicas da cidade ou pelos projetos que tentam dinamizar e apoiar os setubalenses. Para acompanhar a evolução dos tempos, numa localidade com tanta história, está a chegar o “Bairro Comercial Digital de Setúbal”.
Este é um projeto com um investimento superior a um milhão de euros e que pretende modernizar o comércio do concelho. O contrato de financiamento foi assinado na passada quarta-feira, 6 de setembro, no Porto, com a representação da autarquia a ser feita pelo vereador Pedro Pina. No evento foram apresentadas as 95 candidaturas a nível nacional, inseridas no PRR — Plano de Recuperação e Resiliência, entre as quais a do município setubalense.
O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, revelou que vão ser modernizados um total de 25 mil estabelecimentos comerciais em todo o País, através da digitalização dos negócios e da requalificação dos espaços físicos, num investimento global de 77,5 milhões de euros. Para Setúbal, destinam-se 1 milhão, 272 mil e 256,95 euros.
A aposta começa na “dupla transição verde e digital em 870 pequenas e médias empresas do concelho, bem como na qualificação do espaço público”. Além disso, “pretende promover a modernização e o marketing digital, a revitalização económica e o reforço da competitividade no tecido empresarial do centro histórico, localizado numa área com mais de 30 hectares, com elevada densidade comercial”, explica a Câmara Municipal de Setúbal.
Há a aposta na “sustentabilidade económica, social e ambiental” e são “desenvolvidas medidas de adoção de produtos e serviços de base digital” para que se possa proceder “à digitalização dos modelos de negócio das empresas”, passando ainda pela realização de “ações de sensibilização e capacitação tecnológica dos trabalhadores e empresários”.
“O reforço da cobertura wi-fi, a criação de um Marketplace — loja online de divulgação e venda de produtos e serviços por comerciante, com pedidos take-away e delivery — e a instalação no território de diversos mupis, estruturas multimédia para divulgação digital de produtos, horários e eventos, são algumas das ações de base digital do projeto”, esclarece a autarquia.
O projeto “Bairro Comercial Digital de Setúbal” vai criar uma página de Internet e uma aplicação para dispositivos móveis. Outra das novidades é a “disponibilização de uma carteira digital com modelo de fidelização de clientes e o reforço da informação urbana digital incluindo roteiros de visita do património”.
Para dar destaque à essência dos locais, vai ser feito “o reforço da marca e a promoção da identidade visual do bairro com a elaboração de um plano estratégico de marketing e promoção e a aposta na capacitação dos agentes na área das cidades inteligentes e sustentáveis”.