na cidade

Vem aí um programa de atividades para conhecer o estuário do Sado

O ciclo "Salinas com Vida" decorre de 23 de fevereiro e 4 de abril. Há passeios de barco, observação de aves e um sunset.
As atividades são na Herdade da Mourisca.

Se quer conhecer os segredos do estuário do Sado, este programa é perfeito para si. Prepare os binóculos e a máquina fotográfica, porque está a chegar um ciclo de atividades que inclui caminhadas, cinema, poesia, degustações e observação de aves, de 23 de fevereiro a 4 de abril, na Herdade da Mourisca.

No dia 23 de fevereiro, domingo, pode participar num passeio de barco para ver os flamingos, garças e outras aves. A atividade é entre as 13 horas e as 16h30 e divide-se em duas partes. Primeiro, há um passeio pedestre pela salina; depois há uma viagem de barco para observação das aves do estuário do Sado. O evento acaba com uma visita ao Moinho de Maré da Mourisca. 

A atividade custa 25€ para sócios da SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) e 35€ para não-sócios. O valor inclui a viagem de barco, interação com um guia especializado da MiraSado, binóculos e o seguro. Não se esqueça de levar roupa e calçado confortável, chapéu, protetor solar, água e lanche. As inscrições para a atividade “Navegar Com as Aves do Sado” devem ser feitas online, até 19 de fevereiro, quarta-feira.

No dia 29 de fevereiro, sábado, o ciclo “Salinas Com Vida” continua com uma observação de aves e a exibição do documentário “Entre o Céu e as Marés”, de Daniel Pinheiro, seguido de uma visita guiada ao Moinho de Maré da Mourisca. Neste caso, não precisa de se inscrever, basta aparecer. A sessão de entrada livre é das 15 horas às 17h30.

A 21 de março, sábado, das 10 horas ao meio-dia decorre a atividade “Caminhada Com as Aves do Sado — Dia da Primavera e da Poesia”. Desta vez, os participantes vão poder conhecer os recantos da Herdade da Mourisca. No final está prevista uma surpresa para celebrar o Dia Mundial da Poesia. Apesar de a entrada ser livre, deve preencher o formulário de inscrição online e reservar o seu lugar até 18 de março, quarta-feira.

O programa fecha a 4 de abril, sábado, com um sunset nas salinas do estuário do Sado, uma degustação de produtos regionais e música ambiente, das 16h30 às 19h30. O evento é pago e as inscrições estão abertas até 1 de abril, quarta-feira. O evento “Salinas Com Vida” é organizado pela SPEA — Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, com a colaboração da Câmara Municipal de Setúbal, MiraSado e Corpo Europeu de Solidariedade.

tags: atividades, Herdade da Mourisca, Moinho de Maré da Mourisca, observação de aves, setúbal, turismo de natureza

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal