na cidade

Vem aí o Dia Internacional de Limpeza Costeira — e há ações em Setúbal

A data é celebrada no próximo dia 19 de setembro, sábado.
Uma das ações é na Praia de Albarquel.

Se for dar um passeio pela zona costeira de qualquer cidade do País, não vai precisar de procurar muito para encontrar lixo espalhado no chão, desde beatas de cigarro, vidros e plásticos. Além de poluir o ambiente, outro dos grandes problemas é que muitas das vezes estes resíduos vão parar ao mar e contaminam os ecossistemas marinhos.

Com o objetivo de sensibilizar a população para o problema do lixo marinho, a Fundação Oceano Azul lançou o desafio a várias organizações portuguesas dedicadas à recolha de lixo para assinalarem o Dia Internacional de Limpeza Costeira, com ações de 19 a 27 de setembro.

Setúbal faz parte da lista de municípios participantes, com três eventos de recolha de lixo nas praias. No dia 19 de setembro, sábado, está marcada uma ação organizada pelo Clube da Arrábida no Portinho da Arrábida, às 9h30. No mesmo dia na Praia de Albarquel decorre a campanha promovida pela APLM — Associação Portuguesa de Lixo Marinho, a partir das 10 horas.

A 27 de setembro, domingo, a Praia da Saúde recebe outra ação da Iniciativa Amar Setúbal, às 9h30. Os três eventos são abertos ao público. Se quiser participar como voluntário, deve contactar diretamente as organizações.

Este ano, pela primeira vez, os centros de mergulho nacionais, em parceria com o “Projeto Quando +1 é = -1”, vão juntar-se à iniciativa através de ações de recolha subaquáticas de lixo marinho. Para saber mais informações sobre o Dia Internacional de Limpeza Costeira, pode consultar o site da Fundação Oceano Azul.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA