na cidade

Vem aí mais uma semana de calor e índices de radiação ultravioleta elevados

O distrito de Setúbal está ainda em situação de alerta especial para risco de incêndios.
Aproveite e vá até à praia.

Estamos a entrar na reta final de agosto e as notícias não podiam ser mais animadoras para quem está de férias. O calor vai continuar a sentir-se no concelho de Setúbal tal como aconteceu nas últimas semanas. Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta segunda-feira, 22 de agosto, os termómetros vão chegar aos 36 graus.

Nos restantes dias, as temperaturas máximas vão rondar os 30 graus e as mínimas os 15 graus. O céu vai estar pouco nublado em todos os dias da semana, com exceção desta terça-feira, 23 de agosto, altura em que estará céu nublado por nuvens altas. Esta semana, o indíce de radiação ultravioleta encontra-se no grau 8, ou seja, elevado, o que significa que deve continuar a evitar a exposição solar nas horas de maior risco, usar protector solar e óculos com filtro UV. 

O distrito de Setúbal encontra-se em situação de alerta especial para risco de incêndios até esta terça-feira, 23 de agosto. Em comunicado, “o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor”.

É proibido o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, bem como nos caminhos florestais e rurais e noutras vias que os atravessem, com exceção do acesso, circulação e permanência de residentes permanentes ou temporários e de pessoas que ali exerçam atividade profissional.

A realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração está igualmente proibida, assim como a execução de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção de ações associadas a situações de combate a incêndios rurais.

Esta situação de alerta implica ainda a proibição de realização de trabalhos em espaços rurais com recurso a moto roçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal, assim como a utilização de fogo de artifício ou outros artefatos pirotécnicos.

Como o calor vai continuar, pode aproveitar para ir à praia. Carregue na galeria para conhecer algumas propostas de swimwear da marca setubalense Water Lily.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA