na cidade

Vem aí mais uma caminhada pelos recantos desconhecidos da Arrábida

O passeio pelas Serras de Cabanas e São Francisco está marcado para 11 de maio, sábado. Já se pode inscrever.
Vai aceitar o desafio? Foto: Green Trekker.

Com as temperaturas a chegar quase aos 30 graus, já começa a apetecer dar uns passeios pela serra em pleno contacto com a Natureza. E é já no próximo dia 11 de maio, sábado, que pode iniciar o seu calendário de caminhadas em grupo. A empresa de animação turística Green Trekker organiza o passeio Arrábida Desconhecida pelas Serras de Cabanas e São Francisco.

Prepare a máquina fotográfica e os binóculos, porque este trilho promete cenários incríveis e vistas de cortar a respiração. O ponto de encontro é às 10 horas, na Capela de São Gonçalo, em Cabanas. O passeio tem a duração prevista de quatro horas e meia, grau de dificuldade 2 (moderado), 11 quilómetros de distância e desnível de 460 metros.

O percurso começa na emblemática Capela de São Gonçalo, construída no século XVI. Depois, o grupo vai atravessar um bosque de sobreiros, passando pelas encostas da Serra de São Francisco até à Calçada da Fonte do Sol.

A seguir, o grau de dificuldade aumenta com a subida da encosta da Serra do Louro, onde será possível observar a Cadeia da Arrábida, desde a Serra de São Luís à Serra do Risco. Antes do regresso ao ponto de partida, vai ter de suster a respiração em mais uma subida ao topo da Serra de São Francisco e desfrutar de uma vista panorâmica incrível.

Como é habitual, deve levar na mochila uma garrafa de água de 1,5 litro, protetor solar, chapéu, roupa e calçado confortáveis, farnel e caneca para beber chá. A participação no trilho tem o número mínimo de dez pessoas. O preço são 10€ e inclui um guia GT no terreno, chá, bolachas, seguro de acidentes pessoais e seguro de responsabilidade civil. O valor da inscrição não garante o transporte até ao ponto de encontro e as refeições.

Se gosta de desafios e tem espírito de aventura, já se pode inscrever no site da Green Trekker, com a indicação do primeiro e último nome, mail, data de nascimento e telemóvel. Os participantes devem ter, pelo menos, 11 anos.

tags: Arrábida Desconhecida, caminhada, green trekker, Serra de Cabanas, Serra de São Francisco