na cidade

Vem aí a Semana da Mobilidade (com passeios de bicicleta e caminhadas)

Até este domingo, a Câmara de Setúbal promove várias ações de sensiblização e uma mostra de veículos amigos do ambiente.
Esqueça o carro, o ambiente agradece. Foto: CMS.

Este fim de semana, deixe o carro à porta de casa, poupe no combustível e aproveite para caminhar ou pedalar nos percursos que a cidade tem para oferecer. Até este domingo, 22 de setembro, Setúbal assinala a Semana Europeia da Mobilidade, com várias ações de sensibilização para a adoção de modos de transporte mais suaves e sustentáveis.

O Dia Europeu Sem Carros, domingo, é o ponto alto da Semana Europeia da Mobilidade, este ano com o tema “Caminhar e pedalar em segurança” e o slogan “Caminha Connosco”. Nesse âmbito, a Câmara Municipal de Setúbal organiza a ação “40-40-40”, a partir das 9 horas, na Avenida Luísa Todi, junto da Praça de Bocage.

Nesse local será comparado o espaço ocupado por 40 automóveis, 40 bicicletas e um autocarro, com lotação para 40 passageiros. O objetivo é apelar ao uso de modos de transporte suaves, como alternativa ao automóvel particular. A ação vai implicar condicionamentos de trânsito, naquele troço da Avenida Luísa Todi.

No mesmo dia, a partir das 9h30, estão previstas atividades de formação de condução de bicicleta, no Passeio Ribeirinho da Saúde, na Avenida José Mourinho, dirigidas a todas as pessoas que pretendam usar este modo de transporte com mais frequência, nas suas deslocações diárias ou em viagens. A sessão é de participação gratuita, mas deve inscrever-se obrigatoriamente através do mail dimot@nullmun-setubal.pt. Inclui uma ação para maiores de 12 anos, com utilização de bicicleta própria, que irá focar-se nos cuidados a ter para uma condução segura em bicicleta.

Também está agendada para as 10 horas, uma sessão para miúdos, entre os seis e os oito anos e que não sabem andar de bicicleta, com a disponibilização de equipamentos no local para o ensino das primeiras pedaladas. Já os miúdos, dos oito aos 12 anos, com bicicleta própria, podem aprender a pedalar em segurança em ambiente urbano, em duas sessões, às 10 horas e às 11h30.

A ação de formação para jovens maiores de 16 anos começa às 15 horas, com o objetivo de dar algumas noções de condução defensiva no espaço urbano. Ainda no dia 22, domingo, o município de Setúbal associa-se ao passeio de bicicleta “Pedale Connosco”, organizado pela AML — Área Metropolitana de Lisboa, com partida às 9h30, na estação ferroviária de Palmela e chegada prevista para cerca de uma hora e meia depois, no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site da AML, através do preenchimento de um formulário, até esta quinta-feira, 19 de setembro.

O programa da Semana da Mobilidade em Setúbal, organizado pela autarquia com diversos apoios e parcerias, inclui outras atividades, como a Bike to Work, na sexta-feira, 20, que apela aos colaboradores da autarquia e à população em geral a utilizar a bicicleta, no trajeto diário entre a casa e o local de trabalho.

Quem optar pela bicicleta na sexta-feira e aderir à 4.ª edição da iniciativa, recebe um diploma e brindes de participação, atribuídos pela autarquia às 10 horas, na Praça de Bocage. A participação na Bike to Work será assinalada com uma fotografia de grupo.

No sábado, 21, a autarquia promove a caminhada “Temos Pedalada”, com um circuito pelo centro histórico de Setúbal, com partida, às 9 horas, junto do coreto da Avenida Luísa Todi. O percurso, com a duração prevista de uma hora e meia pretende alertar para os benefícios da caminhada e dos meios de mobilidade suave, como meio de promoção de saúde e de bem-estar.

As inscrições, também gratuitas, podem ser feitas até sexta-feira, 20, através do mail endereço dimot@nullmun-setubal.pt. As comemorações da Semana Europeia da Mobilidade incluem nos dois dias do fim de semana, uma mostra de veículos amigos do ambiente, no Passeio Ribeirinho da Saúde, das 9 às 17 horas.

tags: bicicletas, Câmara Municipal de Setúbal, dia europeu sem carros, passeios, semana europeia da mobilidade, sensibilização