na cidade

Vem aí a Festa da Flor — com exposições, ateliers e showcookings

A terceira edição tem entrada livre e cerca de 30 expositores com várias espécies de flores do País.

O programa começa na sexta-feira, às 10 horas.

Na próxima sexta-feira e sábado, 21 e 22 de setembro, Setúbal vai encher-se de cores em mais uma edição da Festa da Flor, um evento especial para quem adora flores e plantas.

A Praça do Bocage e a Casa da Cultura acolhem as várias exposições, instalações artísticas, ateliers, demonstrações culinárias e sessões infantis. A festa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, tem entrada livre. 

Nos dois dias do evento, sob o tema “Num Mar de Flores”, a Praça do Bocage terá a grande exposição “Mundo da Flor” com mostra, venda de produtos e serviços relacionados com plantas. A atividade decorre das 10 às 19 horas na sexta-feira. No sábado, termina uma hora mais tarde.  

Pode ainda ver a instalação artística “Mar de Flores”, da autoria de Isabel Castan, e os miúdos podem participar nas atividades infantis, das 10 às 13 horas e das 14 às 19 horas. Vai haver sessões de pinturas faciais, modelagem de balões e jogos didáticos.

Nos mesmos dias, o salão dos Paços do Concelho, na autarquia, recebe uma exposição especial da Câmara Municipal de Viana do Castelo, chamada “Viana Florida”, sobre as flores daquela cidade minhota.

A NiT mostra-lhe a programação completa.

Sexta-feira

10 horas — Atelier de  impressão com energia solar de plantas autóctones em sacos ecológicos, no Pátio do Dimas da Casa da Cultura, com organização da Associação Flor de Murta.

  • 11 horas — Sessão de showcooking, com o tema “As flores e as plantas na gastronomia”, pelo chefe Hélio Loureiro e a empresa Gertal, na Praça do Bocage.

14 horas — Atelier “Flores em Materiais Reciclados”, desenvolvido pela Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal, no Espaço das Artes da Casa da Cultura.

15 horas — Novo atelier de impressão solar de plantas autóctones, no Pátio do Dimas. 

15h30  — Repetição da sessão de culinária do chefe Hélio Loureiro, na Praça do Bocage. 

Sábado

10 horas —Atelier “Flores em Materiais Reciclados”, no Espaço das Artes da Casa da Cultura. 

10h-13h e 15h-19h — Animação de rua pela Flower Trupe. 

11h-15h30 — Novos ateliers de impressão de plantas autóctones, no Pátio do Dimas. 

11h-16h — Sessão de showcooking por Hélio Loureiro, na Praça do Bocage. 

11h30 — Atelier “A Vida das Abelhas”, no pátio interior dos Paços do Concelho, organizado pela Apiset – Associação de Apicultores da Península de Setúbal. 

16h45 — Atelier de arranjos florais, da responsabilidade da Flor Formosa.  

tags: Artiset, ateliers, Câmara Municipal de Setúbal, Casa da Cultura, exposições, Festa da Flor, flores, Paços do Concelho, Pátio do Dimas, Praça do Bocage, showcookings