na cidade

Vem aí a Festa da Flor — com ateliers, exposições e música

O evento é nos dias 20 e 21 de setembro, na Praça do Bocage, Casa da Cultura e Paços do Concelho.
Para os amantes do universo floral. Foto: CMS.

É já esta sexta e sábado, 20 e 21 de setembro, que a Praça do Bocage, Casa da Cultura e Paços do Concelho vão ganhar novas cores, com a 4.ª edição da Festa da Flor de Setúbal. O programa inclui exposições, instalações artísticas, ateliers, atividades para os miúdos, música e um showcooking, conduzido pelo chef Hélio Loureiro.

Um dos destaques do evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal é a mostra de venda de produtos e serviços relacionados com o universo da flor, com a participação de 30 expositores, na Praça de Bocage, entre as 10 e as 23 horas.

Este ano, a cidade da Horta, da ilha do Faial (Açores), participa como município convidado e vai dar a conhecer e distribuir pelos visitantes exemplares de duas das mais importantes espécies florais, produzidas no arquipélago: hortênsias e proteas. O município da Horta vai trazer também uma artesã, que vai executar ao vivo trabalhos florais em escamas de peixe.

Veja agora todas as atividades do programa.

19 de setembro

18 horas — Instalação artística de tapete em arte efémera, pela artista plástica Isabel Curto Castan, junto aos Paços do Concelho.

20 de setembro

10 horas — Atelier, “Flores no Barro”, pela Olaria Olaré.

11 horas — Atelier, “Cosmética Terapêutica”, por A. Saint-Maurice.

14 horas — Oficina, “As abelhas e o mel”, por Carlos Matos.

16 horas — Oficina “Essências Florais do Dr. Bach”, por Benjamim Levy.

18 horas — Oficina “Plantas Aéreas, cuidados e aplicações”, por Teresa Conde Belo.

19 horas — Nova instalação de arte, na Rua Dr. Paula Borba.

21 de setembro

11 horas — Showcooking pelo chef Hélio Loureiro, em parceria com a empresa Gertal, com demonstração de cozinha relacionada com o uso das plantas na gastronomia.

16 horas — Ateliers, “Orquídeas in natura — a simbiose perfeita”, por Rafael Santos e “Doenças e Pragas em Orquídeas”, por Álvaro Marques, na sala de sessões dos Paços do Concelho.

16 horas — Atelier, “Cultivo da Hortênsia na Ilha do Faial”, pelo empresário agrícola Ângelo Duarte, promovido pelo município da Horta.

18 horas — Atelier, “Produção de Proteas na Ilha do Faial”, por Pedro Medeiros.

22 de setembro

18 horas — Ação coletiva para desinstalar os tapetes em arte efémera construídos nos dois locais da cidade.

Além dos expositores, nos dias 20 e 21, na Praça do Bocage vários voluntários podem construir uma mandala floral, numa iniciativa conduzida por Inês de Barros Batista. Já os mais novos podem participar, entre as 10 e as 19 horas, nas atividades do espaço infantil, com jogos didáticos e a construção do mural “Mundo da Flor”, a partir do esboço da artista Sónia Margarido.

Ao longo da festa está prevista animação musical. Das 10 às 18 horas, os visitantes são convidados a ver ainda uma exposição de orquídeas, nos Paços do Concelho, organizada pela Associação Portuguesa de Orquidofilia. Também na Casa da Cultura, no Espaço das Artes, entre as 10 e o meio-dia e as 15 e as 17 horas, Luísa Maria Ribeiro e Luz Ângela Corso conduzem o atelier “Terapia com Arte”.

O programa da Festa da Flor reserva um novo conjunto de ateliers, no dia 21, além dos dois dinamizados pelo município da Horta. Às 10h30, há “Jardins Cool — Hortoterapia para Todos”, pelo Viveiro Curta Quatro e às 17 horas, a convidada Áurea Costa fala sobre “Homeopatia e Pediatria”.

O segundo dia Festa da Flor, 21, coincide com a realização da Feira Outlet da Baixa de Setúbal, onde os comerciantes locais vão apresentar artigos a preços mais reduzidos. As lojas vão estar abertas das 10 às 23 horas.

tags: ateliers, Câmara Municipal de Setúbal, Casa da Cultura, Festa da Flor, Paços do Concelho, Praça do Bocage, programa