na cidade

Vão ser apresentados os projetos selecionados nas Bolsas de Criação Artística

No fim de semana de 10 e 11 de setembro, todos os caminhos vão dar à Gráfica — Centro de Criação Artística.
Uma iniciativa da autarquia.

É já nos dias 10 e 11 de setembro, sábado e domingo, que os três projetos vencedores da última edição do projeto municipal Bolsas de Criação Artística vão ser apresentados no espaço d’A Gráfica. O evento é de entrada gratuita e começa no dia 10 com a apresentação da instalação “Over Our Heads (OOH — interjeição alongada de espanto, admiração, encantamento ou tristeza)”, por Marta Cerqueira, a partir das 16h30.

Aspetos coreográficos e participativos, destacam-se na performance. Aqui, verbo brincar aparece como área temática e premissa fundamental do processo de aprendizagem e descoberta em todos os mamíferos. Influenciada pelas artes performativas, a instalação procura uma participação mais ativa do público, num lugar de convívio que se quer atravessado, experienciado e modelado pelo visitante. Se não tiver oportunidade de assistir naquele momento não se preocupe. A performance repete-se no mesmo dia, às 18 horas, e no dia 11, às 16h30 e às 18 horas.

Outro projeto vencedor das Bolsas de Criação Artística 2021 é o documentário “Quis saber quem sou”, de António Aleixo, com sessões às 17 horas nos dois dias. Em 2019, o realizador António Aleixo descobre um filme, em Super 8, com 11 horas de imagens captadas pelo avô, João Rodrigues Aleixo. Esse achado leva-o numa viagem à descoberta de quem foram os avós e qual o seu papel na sociedade setubalense nas décadas de 60 e 70, dando origem ao documentário “Quis saber quem sou”.

Por último, a bolseira Tânia Dinis apresenta “Impressões”, às 17h30. O projeto, parte das memórias e da partilha de imagens e outros documentos de um grupo de participantes ligados à cidade. É uma espécie de álbum fotográfico, à espera de ser organizado, trabalhando uma nova narrativa, numa viagem por uma linha, uma sequência de imagens de uma determinada região, que é transversal a todos, com a sua relação socioeconómica. Foi criado especificamente para o contexto de Setúbal e do espaço d’A Gráfica.

No dia 10, às 18h30, é hora de assistir a uma conversa com os bolseiros de 2021 e de 2022, que têm a oportunidade de se dar a conhecer ao público. Os bolseiros selecionados pelas Bolsas de Criação Artística 2022 são Aura da Fonseca, Cláudia Gaiolas e David Marques.

Um dos três projetos selecionados para receber o apoio da bolsa artística é “Como seria nadar, há 50 anos?”, da autoria Cláudia Gaiolas e Judite Canha Fernandes.

Já a dupla composta pelo coreógrafo e bailarino Nuno Marques e pelo ator Nuno Pinheiro foi selecionada para bolseira com “Conferência performativa: pele”. O título do projeto de Aura da Fonseca é “Trans* Performatividade”. Também selecionado pela edição deste ano das Bolsas de Criação Artística.

As Bolsas de Criação Artística proporcionam, a cada um dos projetos selecionados, um incentivo financeiro no valor de 5000€, a possibilidade de ter um espaço de trabalho nas instalações d’A Gráfica, localizadas em Setúbal, e ainda, a partilha de materiais de pesquisa ou estreias de espetáculos na MAPS — Mostra de Artes Performativas 2023.

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, com o objetivo de apoiar criadores ou coletivos que desenvolvam projetos em diferentes áreas artísticas. Este ano, recebeu mais de uma centena de candidaturas, provenientes de todo o País e de diferentes áreas artísticas.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA