na cidade

Vaivém Oceanário está em Setúbal — com sessões grátis de educação ambiental

O veículo vai ficar no Cais 2 do Porto de Setúbal no recinto da Semana do Mar, até este domingo.
Há sessões para escolas, seniores e público em geral.

A Semana do Mar arrancou no passado dia 19 de setembro e estende-se até este domingo, 29. A grande novidade desta edição, que decorre no Cais do 2 do Porto de Setúbal junto à zona ribeirinha da cidade é a presença do Vaivém Oceanário.

Sob o lema, “O oceano precisa de nós, junte-se ao movimento”, o Vaivém foi criado em 2005 e o objetivo é levar a missão do Oceanário de Lisboa a todos os públicos, de forma gratuita. É um projeto de educação ambiental em movimento e o maior e mais importante do Oceanário de Lisboa.

Durante o ano, a carrinha percorre vários municípios do continente e ilhas, onde organiza sessões de educação ambiental destinadas a escolas (professores e alunos), instituições, lares de idosos e universidades seniores, ao longo de cinco a dez dias. As sessões são conduzidas pelos educadores marinhos, que integram a equipa de educação do Oceanário de Lisboa. Normalmente há sempre grupos, compostos por duas turmas em simultâneo, divididos entre a tenda de atividades e o interior da carrinha.

“A nossa missão é contribuir para o aumento da literacia sobre o oceano em Portugal e apelar aos participantes para que sejam os futuros defensores do oceano. Sabemos que o Planeta atravessa vários problemas, um deles a poluição por lixo marinho e, por isso, fazemos uma viagem pelos vários ecossistemas marinhos e abordamos a necessidade de alteração dos comportamentos”, conta à New in Setúbal, Tomás Santos, coordenador do projeto.

Os miúdos vão adorar.

No interior da carrinha, os participantes são desafiados a desvendar o “Estranho Caso do Viajante Misterioso”. A viagem começa em Hong Kong e percorre a Fossa das Marianas, Alasca, Ártico, entre outras regiões. Durante a sessão são lançadas várias perguntas interativas e, caso os participantes acertem ganham uma pista para descobrir o “viajante mistério”.

Nos dias úteis, o Vaivém Oceanário funciona das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17 horas. Este fim de semana, 28 e 29 de setembro, o horário é das 10 às 13 horas e das 15 às 18 horas. Pode inscrever-se diretamente no local.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA