na cidade

Vaivém gratuito entre as praias da Arrábida está de volta. É esta linha que deve apanhar

O serviço vai assegurar o acesso entre o Creiro e Galapos, como já acontecia, antes da interdição, a partir da praia da Figueirinha.
Vai funcionar de junho a setembro.

As praias da Arrábida são um dos bilhetes-postais da região de Setúbal. Todos os anos, sobretudo nos meses de verão, os areais enchem-se de milhares de setubalenses e turistas de várias partes do mundo. Porém, há mais de um ano que não é possível circular nesta zona da cidade. O troço da Arrábida entre as praias da Figueirinha e de Galapos foi encerrado pela Câmara Municipal de Setúbal no dia 8 de fevereiro de 2023, por questões de segurança.

Quem quiser passar um dia nas praias do Creiro, Galapos e Galapinhos, vindo de Setúbal, tem de percorrer 60 quilómetros — 30 na ida e outros 30 no regresso —, um percurso que, antes do encerramento do troço, se fazia em cerca de 20 quilómetros. Com o regresso da época balnear, a autarquia tomou medidas e, na última reunião pública, realizada a 22 de maio, aprovou a celebração de um acordo com a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), com o objetivo de assegurar um transporte gratuito entre estas praias.

“Considerando a crescente procura das praias de Galapos, Galapinhos e Creiro e as restrições impostas pela interrupção na Rua Círio da Arrábida entre a Praia da Figueirinha e a Praia de Galapos, é essencial melhorar as opções de transporte público para estas praias, evitando o recurso ao veículo individual”, lê-se no documento.

O regime do autocarro será circular, com passagens de 30 em 30 minutos, das 8h30 às 20 horas, através da linha 4477. Vai decorrer em sistema de vaivém, entre a paragem final da linha 4470, no parque de estacionamento da Praia do Creiro e as praias do Creiro, Galapinhos e Galapos. Este será um complemento às linhas que já existem no novo modelo “Programa Arrábida Sem Carros e em Segurança 2024 – Arrábida O2”.

A linha vai estar disponível durante toda a época balnear, de 1 de junho a 15 de setembro, aos fins de semana e feriados, e a partir de 1 de julho, também nos dias úteis. Assim, “fica assegurado o transporte público na extensão entre o Creiro e Galapos, evitando que os veraneantes tenham de utilizar modos suaves de circulação ou de fazer o trajeto a pé”.

Recorde ainda o artigo em que falámos acerca das novas medidas aprovadas para os acessos às praias da Arrábida neste verão. Já que aqui está, carregue na galeria e descubra nove sugestões de trilhos para conhecer a Arrábida.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA