na cidade

Túnel do Quebedo tem novas lâmpadas LED

Com esta medida, a autarquia pretende aumentar a eficiência energética do concelho.
Túnel do Quebedo.

Nos últimos anos, as cidades têm-se preocupado cada vez mais com a adoção de políticas amigas do ambiente, que permitam reduzir a poluição ou pegada de carbono, por exemplo. O concelho de Setúbal não é exceção.

Além do mais recente circuito de recolha de resíduos orgânicos porta a porta, a autarquia está a substituir a iluminação pública por lâmpadas LED. A última intervenção deu-se no Túnel do Quebedo.

A substituição, concluída recentemente, num investimento de perto de 20 mil euros, consistiu na substituição dos projetores instalados nas duas torres de iluminação da infraestrutura rodoviária. As antigas 20 luminárias de vapor de sódio, que representavam um consumo energético de 8000 watts por hora, foram substituídas por nove projetores LED, energeticamente mais eficientes.

De acordo com a autarquia, “além das acrescidas vantagens ambientais, esta requalificação traduz-se numa elevada poupança energética, de quase 40 por cento, uma vez que o consumo está agora fixado nos 4923 watts por hora”.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA