Sejam miúdos ou adultos, a verdade é que ninguém dispensa um bom programa de fim de semana em que a animação e a música se unem aos momentos passados em família. A Câmara Municipal de Setúbal tem sempre uma série de atividades programadas e pensadas para aproveitar os dias de descanso.
Este fim de semana que será o primeiro de junho e logo a seguir ao Dia Mundial da Criança decorre o “Há Festa no Parque”, o AFINFA — Festival Internacional de Fanfarras de Setúbal e ainda a Mostra das Tradições Marítimas, no Parque Urbano de Albarquel. A música não fica por aqui e faz-nos viajar até aos países de língua portuguesa com o Festival Língua Terra.
“Há Festa No Parque” decorre no Jardim do Bonfim de 3 a 4 de junho. Como é habitual, as atividades destinam-se às famílias. Durante estes dois dias, das 10 às 19 horas, haverá iniciativas lúdico-pedagógicas, exposições, música, dança, teatro, literatura e desporto.
O Festival Língua Terra chega a Setúbal a partir de 3 de junho com uma vasta oferta cultural, que é enriquecida por concertos, cinema e workshops, com várias caras conhecidas a subirem ao palco. Além disso, vários grupos vão tocar pela cidade, durante o AFINFA, numa deambulação ao ritmo dos instrumentos e para complementar, visite a Mostra das Tradições Marítimas, que evoca a importância do mar, do rio e da pesca para as gentes de Setúbal.
Sexta-feira
21h30 — “La Fracture”. A obra de Catherine Corsini, de 2021, que acompanha um encontro de um casal em rutura com o jovem manifestante do movimento dos coletes amarelos, é o Filme Francês do Mês. Na Casa da Cultura, Sala José Afonso.
Sábado
Todo o dia — Comemorações do Dia Internacional da Criança. Atividades para os mais novos com insufláveis, pinturas faciais, jogos tradicionais e outras animações. No Bacalhôa Parque II, em Azeitão.
10 às 19 horas — “Há Festa no Parque”. Trampolins, slide e rappel, a par de uma feira do livro e de uma área dedicada à alimentação saudável são atrativos do certame, integrado nas Jornadas Ambientais de Setúbal 2023. No Parque do Bonfim.
10h30 às 12h30 — “D’Fiesta”. O grupo de Sesimbra inicia o primeiro concerto da 2.ª edição do Festival Internacional de Fanfarras de Setúbal às 10h30 na Praça de Bocage e Baixa, segue às 11h30 para o Mercado do Livramento e às 12h30 para as avenidas Luísa Todi e José Mourinho.
16 às 21 horas — “Fanfarra Bizarra”. O grupo do Cartaxo toca em andamento em ruas da cidade no âmbito da 2.ª edição do Festival Internacional de Fanfarras de Setúbal. O circuito começa às 16 horas no Parque Urbano de Albarquel e prossegue às 18 horas no Bairro de Troino e na Fonte Nova, às 19 horas no Largo da Ribeira Velha e às 21 horas no Largo da Misericórdia.
16 horas — “Viagens de um corpo”. Mostra coletiva de pintura, desenho e escultura de Maria Jusete Nogueira, Maria Bargado e Francisco Palma. Na Biblioteca de Azeitão.
16h30 — “O Cante Alentejano no Cancioneiro do Padre Marvão”. Apresentação do livro de Clara Santana Rita. Na Biblioteca Municipal Serviços Centrais.
18 horas — Mireia Miracle, “#Suena” — O TEM GRAÇA — Festival Internacional de Mulheres Palhaças pretende dar a conhecer mulheres artistas que procuram no humor e na ironia a sua forma de expressão. No dia 3 de junho, às 16 horas, tem lugar no Jardim do Bonfim, no âmbito do programa “Há Festa no Parque”.
18 horas — “Sebastião Fora de Casa”. A Casa da Poesia de Setúbal leva a obra de Sebastião da Gama às ruas de Vila Nogueira de Azeitão nesta iniciativa das comemorações do centenário de Joana Luísa e Sebastião da Gama. Em Vila Nogueira de Azeitão.
Domingo
10 às 19 horas — “Há Festa no Parque”. Trampolins, slide e rappel, a par de uma feira do livro e de uma área dedicada à alimentação saudável são atrativos do certame, integrado nas Jornadas Ambientais de Setúbal 2023. No Parque do Bonfim.
10 às 11 horas — Aula aberta de capoeira. Iniciativa de promoção desta expressão cultural de origem brasileira. No Parque Urbano de Albarquel.
11h30 às 12h30 e 16 às 19 horas — “DIXIT”. O grupo setubalense toca em andamento em ruas da cidade no âmbito da 2.ª edição do Festival Internacional de Fanfarras de Setúbal. O circuito começa às 11h30 no evento “Há Festa no Parque”, no Parque do Bonfim, e segue às 12h30 para a Praça de Bocage, para continuar a dar música às 16 horas na Rua do Clube Recreativo da Palhavã, às 18 horas na Avenida Luísa Todi e Avenida José Mourinho e às 19 horas no Parque Urbano de Albarquel.
A decorrer
Até 3 de junho — “Adriano 80 Anos”. Mostra que dá a conhecer, em 15 painéis com textos e imagens, a obra, o humanismo e a generosidade de Adriano Correia de Oliveira, um dos autores mais marcantes da música de intervenção portuguesa e da canção de Coimbra, no âmbito da comemoração do 80.º aniversário do seu nascimento no Museu do Trabalho Michel Giacometti.
Até 3 de junho — “Objetos Delicados da Memória. João Duarte. 45 anos de Escultura”. Seleção de esculturas, medalhas, moedas, troféus e colagens emolduradas de João Duarte, escultor das quatro “meninas gordas” instaladas no espaço público setubalense. Terça a sexta-feira, das 11 às 13 horas e das 14 às 18 horas e sábado, das 14 às 18 horas. Na Galeria Municipal do 11.
Até 12 de junho — “Biodiversidade no IPS”. Mostra fotográfica de José Sousa e Diogo Oliveira, da Green Call | Jornadas Ambientais de Setúbal 2023. Inclui, durante o período da exposição, um conjunto de palestras sobre esta temática. Na Casa da Baía.
Até 18 de junho — Mostra das Tradições Marítimas. Iniciativa da Semana do Mar e do Pescador, com um vasto leque de iniciativas em que se incluem exposições, uma corrida de botes e atividades para as escolas, integrada nas Jornadas Ambientais de Setúbal 2023. No Parque Urbano de Albarquel.
Até 29 de junho — “Relevo de Cores”. Exposição de Margarida Botelho. Inaugurada a 3 de junho. Na Biblioteca Municipal Serviços Centrais.
Até 30 de junho — Eugénio Andrade. Mostra biobibliográfica do ciclo Autor do Mês. Na Biblioteca Municipal Serviços Centrais.
Até 15 julho — “Ficar no Papel”. Projeto conduzido por Carlota Oliveira e Inês Oliveira, para jovens entre os 15 e os 20 anos sem experiência/formação na área da dança e movimento. O resultado deste trabalho é apresentado na Mostra de Artes Performativas em Setúbal. N’A Gráfica — Centro de Criação Artística.
Até 2 de setembro — “Black Asthetic Anthropocene”. Mostra de pintura, tapeçaria, instalação e composição digital por Iyallola Iphigenia ‘Iffy’ Tillieu, com Curadoria de Joaquina Soares, Mafalda Pires da Silva e António Marrachinho. Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.
Até 20 de outubro — “Em Cena: O Teatro de Lauro António”. Mostra comemorativa do segundo aniversário da Casa das Imagens Lauro António e integrada na Noite Europeia dos Museus. Foi no cinema que Lauro António mais se notabilizou, enquanto realizador e crítico, mas também houve incursões nas artes de palco, iniciadas com a publicação de “Teatro — Três Peças em um Acto”. Nesta perspetiva, a Casa das Imagens promove, entre maio e outubro, uma mostra fotográfica e documental com os projetos cénicos de Lauro António, com peças que escreveu e também encenou, como “A Encenação”, produzida pelo Teatro Animação de Setúbal em 1991. Na Casa das Imagens Lauro António.
Até 31 de dezembro — “Bocage – Polémico. Discutido. Genial”. Mostra, com suportes media audiovisuais, que percorre a cronologia bocagiana, com início na família do poeta e término na forma como este foi visto e interpretado mesmo após a morte. Na Casa Bocage.
Se quiser aproveitar para provar um menu totalmente preparado para o verão, veja o que a Wine Corner by José Maria da Fonseca preparou para si na galeria.