Março já está a chegar ao fim. Avizinha-se o mês de abril e são várias as sugestões para aproveitar da melhor forma o fim de semana de arranque do mês da liberdade. Antes de a Páscoa chegar, saia à rua e veja o que de melhor a cidade tem para oferecer. Como é hábito, a Câmara Municipal de Setúbal preparou um leque com várias atividades culturais, para passar bons momentos junto de quem mais gosta.
Um dos destaques é uma exposição sobre a vida e obra de Adriano Correia de Oliveira, um dos principais autores da música de intervenção, que é inaugurada a 1 de abril, sábado, às 16 horas, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal. A mostra itinerante “Adriano — 80 anos”, organizada pelo Centro Artístico, Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, dá a conhecer a obra, o humanismo e a generosidade de um dos autores mais marcantes da música de intervenção portuguesa e da canção de Coimbra.
Em 15 painéis, com textos e imagens, são abordados os primeiros passos na infância e na juventude, o empenho de Adriano Correia de Oliveira nas lutas estudantis e no Portugal de Abril e as dificuldades nos anos de resistência e clandestinidade.
Na vertente artística, a mostra revela a evolução da sua música como resultado das inspirações trazidas pelo contacto com as populações das diversas regiões do território nacional e do mundo. A exposição enquadra também o percurso do homem e do artista com as mudanças políticas e históricas ocorridas, ao longo da sua vida, no nosso País.
Tome nota das atividades que pode fazer gratuitamente este fim de semana na cidade.
Sexta-feira
18 horas — ”Jornada de empreendedorismo — empreenda-se 2023″. Quatro encontros de formação, com profissionais de diversas áreas, com ações empreendedoras para negócios já em funcionamento ou para quem tem o sonho de empreender, na Casa do Largo.
21 horas — “Antígona 3 Por 3,5”. A Companhia do Chapitô apresenta nas comemorações do Dia Mundial do Teatro’23 o destino final dos descendentes de Édipo Antígona 3 por três e meio, na Gráfica.
Sábado
9 horas — “Olhares sobre a igreja de nossa senhora da anunciada”. Mostra coletiva de artes plásticas no âmbito da comemoração do 470.º aniversário da fundação da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada. Estão patentes trabalhos de Alberto Pereira, Dília Fraguito Samarth, Francisco Anjos, Hugo da Silva, M. Conceição Branco, Miguel Amaral, Luís Dias, L. Sadino, Madureira Pais, Maria José Nunes de Brito, Miranda Brito e Rogério Chora, na Casa da Baía.
10 horas — “Percussão corporal”. Workshop que faz a ligação da percussão corporal a diferentes estilos de música, como samba, afro e tradicional portuguesa, para participantes dos oito aos 16 anos. Leve roupa preta confortável. Decorre no Forte de Albarquel.
9 horas — “Ser mulher — Art jovem”. Exposição de arte que convida à exploração de partes do corpo da mulher de uma forma divertida e sem pudor e que inspira um ciclo de workshops dedicados ao autoconhecimento, amor próprio e empoderamento da mulher, na Casa do Largo, até 23 de abril. Evento do programa do Mês da Juventude m@rço.28 e do Março Mulher 2023.
9 horas — “Habitar a terra”. Mostra fotográfica com trabalhos de Carlos Almeida, Joana Bom e Rosa Nunes para mostrar diversas formas de habitar e outras tantas cadências de estar no tempo, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, até 31 de maio.
10 horas — “O retrato nas artes plásticas. Múltiplas leituras.” Mostra de pintura, desenho e escultura do acervo do Museu de Setúbal. Para ver no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, até 2 de abril.
14 horas — “Na cabeça de uma mulher”. Um conjunto de esculturas de Maria José Sousa expressa indignação, denuncia uma atitude de indiferença e afirma-se perante o inconformismo da desigualdade da condição humana, em particular da invisibilidade feminina. Na Casa Bocage até 6 de maio.
14 horas — “Do lixo ao luxo”. Mostra de Bela Filipe, com transformações criativas de lixo em luxo, na Biblioteca de Azeitão até 10 de abril.
14 horas — “Marguerite Duras”. Mostra bibliográfica do ciclo Autor do Mês, na Biblioteca Municipal, até 29 de abril.
14 horas — “Adriano 80 anos”. Mostra que dá a conhecer, em 15 painéis com textos e imagens, a obra, o humanismo e a generosidade de Adriano Correia de Oliveira, um dos autores mais marcantes da música de intervenção portuguesa e da canção de Coimbra, no âmbito da comemoração do 80.º aniversário do seu nascimento, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, até 3 de junho.
14 horas — “Histórias de mulheres”. Exposição documental, fotográfica e de objetos que celebra os 40 anos de “Histórias de Mulheres”, conjunto de quatro filmes realizados por Lauro António. Patente até 6 de abril na Casa das Imagens Lauro António.
15 horas —“1.ª jornadas da diabetes do lions clube de Setúbal”. A médica Rita Nortadas e a enfermeira Dulce do Ó abordam a temática da diabetes no século XXI, na Casa da Baía.
16 horas — “Prof. J. Pinto da Costa — o médico, o professor, o comunicador”. Apresentação do livro de La Salete Alves, na Biblioteca Municipal.
16 horas — “The colors of Portugal”. Inauguração da mostra de desenho e pintura de Geoffrey Levitt, na Casa da Cultura. Patente até 13 de abril.
17 horas — “Objetos delicados da memória. João Duarte, 45 anos de escultura”. Inauguração da Seleção de esculturas, medalhas, moedas, troféus e colagens emolduradas de João Duarte, escultor das quatro “meninas gordas” instaladas no espaço público setubalense, na Galeria Municipal do 11. Patente até 3 de junho.
21h30 — “Concerto de Páscoa”. Espetáculo pelo Coral Luísa Todi, com a participação especial do jovem barítono venezuelano Johann Sebastian Fois, na Igreja de Jesus.
Domingo
9 horas — “Habitar a terra”. Mostra fotográfica com trabalhos de Carlos Almeida, Joana Bom e Rosa Nunes para mostrar diversas formas de habitar e outras tantas cadências de estar no tempo, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, até 31 de maio.
9 horas — “Olhares sobre a igreja de nossa senhora da anunciada”. Mostra coletiva de artes plásticas no âmbito da comemoração do 470.º aniversário da fundação da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada. Estão patentes trabalhos de Alberto Pereira, Dília Fraguito Samarth, Francisco Anjos, Hugo da Silva, M. Conceição Branco, Miguel Amaral, Luís Dias, L. Sadino, Madureira Pais, Maria José Nunes de Brito, Miranda Brito e Rogério Chora, na Casa da Baía.
15 horas — “O retrato nas artes plásticas. Múltiplas leituras.” Mostra de pintura, desenho e escultura do acervo do Museu de Setúbal, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, até 2 de abril.
15h30 — “5.ª gala de acordeão”. O acordeonista Eduardo Nunes é o homenageado na gala, que conta com atuações de Leonel Mateus, Tiago Inácio, Ricardo Alberto, Andreia Sofia Rodrigues, Rui Matos e Sérgio Pastor, na Cooperativa de Habitação e Construção Económica “Força De Todos”.
16 horas — “The colors of Portugal”. Mostra de desenho e pintura de Geoffrey Levitt, na Casa da Cultura. Patente até 13 de abril.
Aproveite o fim de semana para ir conhecer novos spots setubalenses, como é o caso do restaurante AROMA. Se ainda não teve oportunidade de visitar o estabelecimento, percorra a galeria para ficar a par.