na cidade

Tem uma autocaravana parada? Pode alugá-la com a Indie Campers

A plataforma portuguesa estima que os proprietários possam lucrar até 22 mil euros ao ano através do novo marketplace.
Foto de Tiago Pinheira.

Quando o desconfinamento começou e os portugueses perceberam que poderiam, ainda que com novos cuidados, aproveitar férias ou folgas para explorar o seu País, houve uma solução se tornou óbvia: as autocaravanas. No caso da Indie Campers, a startup portuguesa que se tornou em poucos anos (nasceu em 2013), na maior empresa de aluguer de autocaravanas da Europa, o aumento foi estrondoso: a empresa já chama a este o “verão das autocaravanas”.

Segundo explica a plataforma à NiT, este ano foi marcado por um crescimento acentuado em Portugal e no resto da Europa. A tendência das road trips, após o levantamento das restrições impostas devido ao coronavírus, manteve-se durante todo o verão e muitos portugueses tiveram a oportunidade de viver uma experiência única a bordo de uma casa móvel, para muitos pela primeira vez. O estilo nómada e as viagens sem contacto com outras pessoas criaram uma clara tendência em tempos de pandemia.

Durante os meses de julho, agosto e setembro de 2020, a empresa registou um aumento de 150% no turismo nacional, em comparação ao período equivalente do ano anterior. De igual forma, as reservas de portugueses que têm como objetivo viajar de autocaravana pela Europa cresceram 100%.

Com a palavra espalhada e o espírito do autocaravanismo criado, a Indie decidiu, assim, dar o próximo passo, como revela à NiT: permitir que outras pessoas, com caravanas ou afins, usem a sua plataforma, e as suas centenas de milhares de clientes, para rentabilizarem o seu veículo quando não o usam — e ganhar um dinheiro extra.

Segundo explica a empresa à NiT, tudo começou precisamente com esta constatação: “O mercado do aluguer de autocaravanas tem apresentado um acentuado crescimento em meses recentes, avolumado por inúmeros relatos acerca da popularidade desta opção de turismo como uma das escolhas mais seguras e flexíveis para as férias em toda a Europa”.

Assim, e tendo em conta o aumento da procura pelo aluguer e compra de autocaravanas em Portugal, a Indie Campers lançou no início de agosto uma nova plataforma de aluguer de autocaravanas para proprietários particulares e profissionais, alargando significativamente a sua oferta de veículos — que hoje já é de 1.200 em 15 países europeus.

“As plataformas de aluguer de campervans entre particulares não são novidades na Europa, mas estamos a inovar dentro do setor”, diz-nos a empresa. Isto na medida em que agregará a sua frota própria à de proprietários particulares e profissionais, aos quais conferirá a possibilidade de delegar a gestão e operação de todo o processo de aluguer de cada veículo. “Por isso, consideramo-nos a “Amazon” do aluguer de autocaravanas”, dizem os responsáveis da Indie.

“Ou seja, nossa missão atual é conseguir oferecer um veículo recreativo para qualquer ocasião e necessidade, tendo em conta as mais variadas preferências: desde pequenas minivans até autocaravanas de maior dimensão”. Com este lançamento, a plataforma “irá funcionar como um mercado online integrado. Tal como a Amazon, os viajantes terão a opção de alugar uma autocaravana a proprietários particulares, profissionais ou ainda um modelo da nossa extensa frota disponível por toda a Europa”. A partir deste momento, “posicionamo-nos como uma plataforma totalmente integrada para road trips”.

A Indie Campers diz estimar que os proprietários de autocaravanas possam lucrar até uma média de 22 mil euros por ano através do seu novo marketplace. Os proprietários de autocaravanas terão acesso à base de clientes existentes da Indie Campers, superior a 100 mil utilizadores, e ainda da sua experiência no setor. Terão também acesso à infraestrutura logística e operacional da empresa, “o que representa uma proposta única no mercado para os proprietários”, frisam os seus responsáveis.

E como é que pode pôr a sua caravana ou minivan a render? No início de agosto abriram as pré-inscrições para a plataforma. Ou seja, o proprietário de uma autocaravana já se pode registar numa plataforma própria e será depois contactado pela equipa da Indie. A coisa parece ter pegado: “Mais de dois mil proprietários já estão inscritos”. E isto quando a plataforma ainda não está sequer a funcionar a 100%. Ou seja, os veículos não estão listados e ainda não é possível fazer alugueres de proprietários particulares.

“Estamos a trabalhar para que seja possível lançar a plataforma no final deste ano. Precisamos de garantir as melhores condições aos proprietários e também certificar-nos de que tudo está a ser feito da melhor maneira”, conclui a Indie Campers. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA