na cidade

17 coisas grátis para fazer este fim de semana em Setúbal

Uma visita guiada com a escritora Isabel Stilwell, concertos de Natal, exposições e workshops são algumas das sugestões.
Veja as atividades para fazer em família.

O tão esperado fim de semana está mesmo aí a chegar e, com ele, vem a típica indecisão: ficar em casa a descansar ou ir passear. Se escolher a segunda opção, fique a saber que há uma várias coisas que pode fazer em Setúbal sem gastar dinheiro. Como já é habitual, a New in Setúbal reuniu as melhores atividades para fazer em família, e sem precisar de sair do concelho. 

Pode aproveitar o fim de semana para ver a exposição de árvores personalizadas por produtores e agentes turísticos locais e um minimercado natalício, com produtos e artigos presentes made in Setúbal. Há também doces regionais, bolos, vinhos e licores que pode experimentar. Tudo isto acontece na Casa da Baía, entre as 9 e as 20 horas. Nos dois dias do fim de semana, entre as 10h30 e o meio-dia, há teatro de fantoches também na Casa da Baía.

Até ao dia 30 de dezembro, quinta-feira, está em exibição uma homenagem ao ilustrador português Vasco de Castro, falecido em 2021, no Museu do Trabalho Michel Giacometti. Visitar a famosa escultura-instalação “Venere degli Stracci”, também é uma ótima sugestão para o fim de semana. Há ainda duas exposições sobre Bocage que pode visitar: “Bocage e Eu. A Procura da Liberdade”, no Museu Arqueológico e Etnografia do Distrito de Setúbal e “O Monumento a Bocage”, na Galeria Municipal 11. 

Se ainda tem aqueles presentes de última hora para para comprar, pode aproveitar para ajudar o comércio local e passar pelo Mercado de Natal do Setúbal Christmas Fest, instalado na placa central junto do Coreto da Avenida Luísa Todi. O recinto está aberto das 10 às 22 horas. 

Tome nota de tudo o que pode fazer este fim de semana em Setúbal.

Sábado

15 horas — Espetáculo “Viagem ao Mundo do Quebra-Nozes”, da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal na Praça do Bocage.

15 horas — Atuações nas ruas da Baixa comercial e placa central da Avenida Luísa Todi. Pode apreciar a banda filarmónica da Sociedade Filarmónica Providência e a fanfarra da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

15 horas — Leituras de poemas, excertos de livros e canções relacionados com o tema do Natal pelo Grupo de Leitura da Biblioteca Municipal. 

15h30 — Peça “O Tas a Contar Histórias de Natal”, adaptação de duas histórias de Miguel Torga e Sophia de Mello Breyner Andresen, na Praça do Bocage. 

16h30 — Concerto do Quarteto de Cordas e Trio nº2 da Orquestra Académica Portuguesa, que interpreta um repertório de temas clássicos, como o Cancioneiro Clássico de Natal, na Casa da Baía. 

16h30 — Espetáculo de dança urbana apresentado pelo grupo setubalense Noisy Crew, na Praça do Bocage. 

19h30 — Concerto do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense dirigido pelo maestro Rui de Sá Sequeira, na Igreja de São Lourenço.

21h30 — Concerto do grupo coral feminino Tuttiencantus, dirigido pelo maestro Nuno Batalha. É especialmente pensado para o Natal e vai acontecer na Igreja de São Sebastião. 

Domingo

11 horas — Visita guiada ao Museu de Setúbal/Convento de Jesus com a participação da escritora Isabel Stilwell, no âmbito dos 500 anos da morte de D. Manuel.

14 horas — Olaria na Baía, um evento com a participação da Olaria Nova e do Atelier Olaré Cerâmica e Tecelagem, que mostra ao vivo esta arte ancestral, na Casa da Baía.

15 horas — Workshop de confeção de bolachinhas natalícias, bolo-rei e tronco de Natal, na Casa da Baía.

18 horas — Concerto de Natal do grupo coral da Escola Secundária de Bocage, dirigido pelo maestro Raul Avelãs, na Igreja de São Paulo.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA