na cidade

Smile: o artista que pinta murais incríveis em Setúbal

Ivo Santos é o autor das pinturas nos túneis da Figueirinha e tem dezenas de trabalhos espalhados pelo mundo.
Smile nasceu em Odivelas.

Ivo Santos, 33 anos, mais conhecido por Smile é um artista de arte urbana, que cria grandes murais em vários pontos da cidade e do mundo. Nasceu em Odivelas, Lisboa, mas confessa que tem “uma forte ligação artística” com Setúbal. E já assinou vários trabalhos na cidade, com destaque para o Parque de Vanicelos, Bairro da Bela Vista, no âmbito do Festival Cara ou Coroa, Casa da Baía, Casa do Largo — Pousada da Juventude, EcoParque do Outão, entre muitos outros.

Os trabalhos mais recentes são nos túneis da Figueirinha, que já se tornaram um ponto de paragem obrigatória para os turistas mais curiosos, que não dispensam uma boa fotografia. O desafio de dar uma nova vida e cor aos túneis foi lançado pelo município de Setúbal. O primeiro túnel, a seguir ao areal da Praia da Figueirinha já está concluído. Ao entrar, vai sentir que está dar um mergulho no mar.

“O objetivo foi simular o fundo do mar, com a representação de várias espécies do mundo sub-aquático. Escolhi esta temática essencialmente pelo formato do túnel, que transmite uma sensação de profundidade e ilusão de ótica”, conta à New in Setúbal, Ivo Santos.

O segundo túnel já está a ser pintado e deve ficar concluído no final de agosto. O tema central são os desportos radicais praticados na Serra da Arrábida, como BTT, caminhada, escalada, trekking, caving e parapente. O último será sobre os animais da Serra da Arrábida. 

A história de Ivo Santos começou a ser desenhada em 1999, apesar de ter começado a pintar desde miúdo por influência da mãe e, mais tarde, dos primos. “Na altura era só desenho, porque não se falava muito em graffiti”, diz o artista. Seguiu a opção de Artes no ensino secundário, mas aprendeu muito do que sabe como autodidata. O nome artístico Smile é inspirado num autocolante de um boneco em graffiti, que Ivo Santos viu numa edição da revista Super Pop.

Pintou pela primeira vez em Setúbal, em 2012 no programa municipal Setúbal Mais Bonita, junto às docas na Avenida José Mourinho e em algumas caixas de eletricidade. Smile já viajou por vários países da Europa e do mundo e tem trabalhos expostos em Espanha, França, Inglaterra, Alemanha e Brasil. Embora faça graffitis, o artista “não considera que os murais dos túneis da Figueirinha sejam graffitis, mas obras de arte urbana, com a parte figurativa e características do fotorrealismo”. 

Depois dos túneis da Arrábida, Smile vai pintar outro mural num bairro social, em Alcântara, Lisboa. Na pintura destes túneis conta com a ajuda de Margarida Berthelot, um dos membros da sua equipa. Pode acompanhar os trabalhos do artista, através das páginas de InstagramFacebook de Smile. 

Carregue na galeria para ficar a conhecer outras obras, do artista Smile. 

tags: arte urbana, Câmara Municipal de Setúbal, Ivo Santos, praias da Arrábida, setúbal, Smile, túneis da Figueirinha