na cidade

Setúbal volta a receber o prémio de “Município Amigo do Desporto”

O galardão atribuído pela associação Cidade Social reconhece as boas práticas desportivas do concelho. 
A cidade recebeu a distinção pelo quinto ano consecutivo. Foto: Município de Setúbal.

Esta terça-feira, 2 de março, o concelho de Setúbal recebeu, pelo quinto ano consecutivo, a distinção “Município Amigo do Desporto”, galardão entregue pela associação Cidade Social, que reconhece as boas práticas na intervenção nas áreas do desporto e da atividade física. 

“É com grande orgulho que recebemos este reconhecimento público pelo trabalho realizado pelo município e pela aposta no desporto como pilar estratégico de desenvolvimento da cidade”, sublinhou o vereador com o pelouro do Desporto, Pedro Pina, na cerimónia de entrega da distinção.

Além do reconhecimento público, o programa dinamizado pela Cidade Social, que em 2020 distinguiu 126 municípios, assume-se como uma rede de partilha de boas práticas e de projetos e ações implementados em cada concelho, para que a respetiva autarquia “fique a conhecer o que as outras estão a fazer e retire ideias para adaptar no seu território”.

A integração no programa “Município Amigo do Desporto” permite o acesso gratuito a formação creditada para treinadores de desporto, técnicos de exercício físico e para colaboradores municipais, bem como a realização de auditorias que resultam na elaboração de um relatório com a identificação de oportunidades de melhoria.

Em 2016, Setúbal foi distinguida com o título de Cidade Europeia do Desporto pela Associação das Capitais Europeias e Cidades do Desporto. Nesse ano, decorreram vários eventos desportivos internacionais, entre eles a prova de apuramento de natação para os Jogos Olímpicos.

A candidatura sadina teve como padrinhos José Mourinho e Rosa Mota. Segundo Pedro Pina, a iniciativa Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 foi uma “alavanca fundamental” e que hoje “é bem visível e reconhecido por todos que a prática desportiva está bem impregnada no concelho”. 

 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA