na cidade

Setúbal vai ter um roteiro em homenagem a Zeca Afonso

É uma seleção de mais de 40 lugares da cidade emblemáticos para o cantor. O guia vai ser editado em livro.
O roteiro também ficará disponível numa aplicação móvel. Foto: CMS.

Já é oficial: Setúbal vai ter um roteiro dedicado a Zeca Afonso. “Os Lugares do Zeca na Geografia da Cidade” vão incluir mais de 40 locais considerados icónicos na vida do cantor de intervenção.

A revelação foi feita esta quinta-feira, 4 de março, numa conferência de imprensa na sede nacional da Associação José Afonso. A iniciativa será a mais importante das comemorações dos 90 anos do nascimento do cantor e deverá estar concluída no próximo dia 2 de agosto, sexta-feira, data do seu aniversário. 

Entre os locais do inventário está o antigo Liceu Nacional de Setúbal, atual Escola Secundária de Bocage, onde Zeca lecionou como professor e as primeiras instalações do Círculo Cultural de Setúbal, na Avenida 5 de Outubro. Juntam-se ainda o departamento e calabouços da PIDE/DGS, no Bairro Salgado, o Clube Naval e o Clube de Campismo. 

Do roteiro também vão fazer parte alguns espaços informais como tascas, o antigo café Tamar, na Avenida 5 de Outubro e o café Benjamim, em Setúbal. Além da edição do roteiro em livro por Albérico Afonso, com a georreferenciação dos lugares, o inventário também ficará disponível numa aplicação móvel.

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos, mais conhecido como Zeca Afonso nasceu em Aveiro, em 1929 e faleceu em 1987, em Setúbal. Ficou conhecido por interpretar e compor várias músicas de intervenção, que marcaram o período antes e depois do 25 de Abril.

Recorde-se que está marcado um concerto de homenagem ao cantor no próximo dia 12 de abril, sexta-feira, no Fórum Municipal Luísa Todi. O evento marca as comemorações dos 90 anos do nascimento de Zeca Afonso e os 45 anos da Revolução dos Cravos.

tags: “Os Lugares do Zeca na Geografia da Cidade”, aplicação móvel, livro, roteiro, setúbal, Zeca Afonso