na cidade

Setúbal vai ter o maior parque urbano do País

O projeto instalado na Várzea é apresentado esta sexta-feira, 23 de novembro, no Fórum Luísa Todi. A inauguração está prevista para 2020. 

Vai ter seis campos desportivos. Foto: CMS.

É oficial: Setúbal vai ter um mega parque urbano na Várzea considerado o maior do País. A notícia foi avançada pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, à margem de uma cerimónia oficial.

A autarca falava na inauguração do hotel Meliá Setúbal, e explicou que o projeto que será apresentado esta sexta-feira, dia 23 de novembro, “vai ser o maior parque urbano não ambiental de Portugal, ao contrário de alguns com características mais rurais”, acrescentando que este “ficará praticamente no centro da cidade”, dando seguimento à política municipal de requalificação dos espaços urbanos.

Inserido numa antiga zona rural, além das bacias de retenção, o Parque Urbano da Várzea vai ter seis campos desportivos, um skate parque, que será transferido do Convento de Jesus, quintas pedagógicas para os miúdos, um anfiteatro ao ar livre para a atuação de grupos de teatro de rua. Nesse terreno também vai fazer-se a replantação da laranja de Setúbal.

A obra, que representa um investimento de 3,6 milhões de euros, com uma comparticipação comunitária de 85%, vai criar uma nova área de lazer e tem como principal objetivo a prevenção das cheias, em Setúbal.

A primeira fase das obras começou com os trabalhos de movimentação de terras para a instalação de bacias de retenção logo em maio deste ano. Só depois de se definirem as quotas para receber as águas é que se inicia a segunda fase de construção do futuro parque propriamente dito. 

A conclusão da primeira fase dos trabalhos está prevista para agosto de 2019 e a segunda só para o verão de 2020. Todos os pormenores do novo projeto serão detalhados esta sexta-feira, 23 de novembro, às 19 horas, na sessão pública de apresentação da obra, no Fórum Municipal Luísa Todi.

tags: apresentação, espaço verde, investimento, lazer, obra, Parque Urbano da Várzea, prevenção das cheias, skate parque