na cidade

Setúbal tem um novo espaço com aulas de pilates aéreo

A Idun Clínica abriu em janeiro no Centro Comercial Aranguês. Os exercícios são feitos num tecido suspenso.
Os praticantes podem fazer posições invertidas.

Já ouviu falar de pilates aéreo? É um conceito muito comum no Brasil, mas ainda pouco conhecido em Portugal. Os exercícios são iguais aos do pilates tradicional, mas a diferença é que os movimentos são executados num tecido suspenso chamado columpio. 

Se ficou interessado em experimentar este treino, saiba que abriu um espaço em Setúbal com aulas de pilates aéreo e muito mais. A Idun Clínica foi inaugurada a 6 de janeiro, segunda-feira, na Rua Camilo Castelo Branco no Centro Comercial Aranguês, junto à Loja do Cidadão.

Nas aulas de pilates aéreo os praticantes podem fazer posições invertidas e sequências de movimentos que não conseguiriam desenvolver no chão numa aula de pilates normal. Os exercícios têm maior exigência muscular e ajudam a aliviar a pressão na coluna. 

Os serviços da nova clínica dividem-se em três áreas: aulas de grupo (meditação, ioga, pilates clínico, aéreo, pré-parto e pós-parto), saúde (consultas de fisioterapia, nutrição, psicologia, terapia da fala e enfermagem) e massagens. No caso da meditação, também existe uma aula para miúdos. Por enquanto, o ioga suspenso e o ioga baby apenas funcionam em formato de workshop mensal.

No ioga suspenso não se usam as pegas no tecido como no pilates aéreo e o objetivo é manter uma posição estável. As aulas de pilates duram 45 minutos, a meditação é uma hora e o ioga dura cerca de 90 minutos. As sessões de pilates aéreo são acompanhadas por uma música mais animada do que os temas de relaxamento habituais.

Isa Pinheiro, 30 anos, licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, é a responsável pela Idun Clínica. A jovem começou a trabalhar como fisioterapeuta em 2012. Como sempre gostou de pilates tirou um curso em Lisboa há cerca de três anos e passou a dar aulas em ginásios e clubes desportivos, em Setúbal.

O interesse pelo pilates aéreo surgiu mais tarde. “Recebi uma mensagem de uma senhora brasileira a perguntar-me se dava aulas de pilates aéreo, uma vez que é uma atividade muito comum no Brasil e ela estava com dificuldade em encontrar espaços em Setúbal. Achei curioso, fui pesquisar sobre o tema e acabei por tirar um curso no Porto e depois uma formação avançada”, conta à New in Setúbal.

Os exercícios são mais exigentes e aliviam a pressão na coluna.

Juntando a paixão pelo pilates com o desejo de abrir um negócio próprio, Isa decidiu avançar com o projeto da Idun Clínica. “A minha ideia é oferecer um espaço com vários serviços. A aposta no pilates aéreo foi pensada para trazer exercícios desafiantes aos praticantes e atrair população mais jovem”, explica.

O preço das mensalidades começa nos 20€, mas o valor varia de acordo com o número de aulas por semana. A sessão experimental das várias modalidades é gratuita, com exceção do pilates aéreo. Neste caso, os interessados participam num worskhop onde aprendem as posições básicas. As inscrições para os serviços da clínica podem ser feitas presencialmente no espaço, através do número de telefone 265 107 761 ou das páginas de Facebook, Instagram e site da Idun Clínica.

O nome Idun é uma referência à deusa nórdica da juventude. Segundo a mitologia, esta figura era a guardiã da árvore das maçãs douradas que concediam a vida eterna aos deuses, daí que o logótipo da marca seja uma maçã. O espaço tem três gabinetes, a sala das aulas de pilates, um vestiário e casa de banho para pessoas com mobilidade reduzida.  

tags: Centro Comercial Aranguês, Idun Clínica, ioga, meditação, novidade nis, pilates aéreo, setúbal

localização, contactos e horários

morada
  • Idun Clínica [ver mapa]
    Rua Camilo Castelo Branco, 163 Loja 1
    2910-450 Setúbal
site e redes sociais
horários
  • Segunda a sexta
  • Das: 08:00
  • Às: 20:00
  • Sábado
  • Das: 08:00
  • Às: 13:00

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal