na cidade

Setúbal recebe prémio por ser um eco-município

A cidade foi distinguida com a bandeira ECOXXI 2018 pelas boas práticas na área da sustentabilidade.
Boas notícias para a cidade do Sado.

Setubalenses, têm mais um motivo para se orgulhar da cidade. Além da excelente gastronomia, paisagens naturais, história, cultura e lazer, Setúbal foi eleita eco-município. O galardão bandeira verde ECOXXI foi atribuído pela ABAE — Associação Bandeira Azul da Europa a semana passada numa cerimónia, no Cineteatro de Estarreja.

Pelo segundo ano consecutivo, o prémio distingue o bom trabalho realizado pela autarquia, ao nível da sustentabilidade. O estatuto resulta da avaliação positiva de todas as ações e políticas locais em prol do ambiente.

A seleção é feita por júris especializados e incide em 21 indicadores nos domínios ambiental, social e económico, como a educação ambiental, turismo sustentável, qualidade da água e ar, gestão dos resíduos, saneamento, mobilidade, ordenamento do território, participação pública, emprego e informação ao munícipe. A educação ambiental, qualidade da água para consumo humano e recolha seletiva dos resíduos urbanos são elementos-chave, que todos os municípios são obrigados a cumprir para integrarem as candidaturas ao ECOXXI.

Setúbal manteve a mesma classificação de 2017, que rondou os 70% no total dos indicadores, tendo alcançado pontuação em todas as categorias. Na edição deste ano foram distinguidas com a bandeira ECOXXI, 47 cidades no conjunto das cinco dezenas de municípios candidatos.

tags: Associação Bandeira Azul da Europa, bandeira verde ECOXXI, eco-município, prémio, sustentabilidade

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal