na cidade

Setúbal vai receber exposição de azulejo português

A mostra vai estar dividida por vários espaços da cidade e será inaugurada dia 13 de setembro, às 18 horas.

A cidade vai receber a exposição: “Reflexos da Galeria Ratton (1987-2018)”. Esta mostra vai ser dividida por cinco espaços diferentes em Setúbal. A inauguração vai ser dia 13 de setembro, às 18 horas, na Galeria Municipal do 11, seguida de uma visita aos restantes espaços.

A Galeria Municipal do 11, a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, o Museu do Trabalho Michel Giacometti, a Casa Bocage e a Casa da Cultura foram os locais escolhidos para acolherem a mostra de azulejos portugueses. “Em cada espaço e durante o tempo em que as exposições estarão patentes, será organizado um evento”, explica o responsável pela iniciativa Tiago Monte Pegado.

A Galeria Ratton, em Lisboa, é a única no País que se dedica exclusivamente ao azulejo e veio até à cidade do Sado apresentar o seu trabalho dos últimos 31 anos. “Temos com Setúbal uma relação muito especial. Em Setúbal temos a nossa Oficina Ratton onde grande parte da produção passou a ser feita”, conta Tiago Pegado.

O túnel do Quebedo é um dos exemplos das intervenções artísticas com azulejo em edifícios e locais públicos. Se ficou curioso e quer saber mais sobre esta arte, aproveite para fazer a visita guiada, no dia 27 de setembro, às 17 horas, com Andreas Stöcklein, Baptista Pereira, Ana Maria Viegas e Tiago Monte Pegado.

Haverá também muitas exposições, a exibição do filme “Revolução”, de Ana Hatherly, entre outras sugestões. Este evento de entrada livre é apoiado pela Câmara Municpal de Setúbal e tem até 28 de outubro para visitar e ficar a conhecer um pouco da nossa História.

tags: arte, autores contemporâneos, azulejo, exposição, galeria ratton, novidade nis