na cidade

Setúbal recebe exposição com esculturas feitas de beatas de cigarro

A mostra “Plástico no Mar: Despertar. Mudar” é inaugurada este sábado, 16 de fevereiro, no Museu Oceanográfico.
A Serra da Arrábida venceu, claro.

Este sábado, 16 de fevereiro é inaugurada a exposição colaborativa “Plástico no Mar. Despertar. Mudar”, no Museu Oceanográfico do Portinho da Arrábida Parque Marinho Professor Luís Saldanha. No dia da abertura, a entrada é livre.

A mostra temporária conta com fotografias de microplásticos da investigadora Filipa Bessa, esculturas feitas com milhares de beatas de cigarro, da autoria da artista plástica setubalense Ana Quintino, recolhidas em parceria com o grupo Feel4Planet e uma peça do artista plástico Ricardo Ramos, conhecido como Xicogaivota. O objetivo é alertar a população para o problema do plástico nos oceanos. 

Integrada na exposição geral, a mostra “Beata no chão, no mar, na areia: uma perigosa viagem”, de Ana Quintino é composta por várias esculturas feitas de beatas de cigarro recolhidas em parceria com o grupo de voluntários da Feel4Planet, no âmbito da Campanha #STBSEMPONTAS.

A Feel4Planet é uma organização independente fundada por quatro jovens do distrito de Setúbal. As ações focam-se na proteção ambiental e dos recursos naturais. A grande missão é reduzir o impacto ambiental causado pela produção de resíduos, através de iniciativas de sensibilização.

Uma das mais importantes é a Campanha #STBSEMPONTAS destinada à recolha das beatas de cigarro deixadas no areal das praias e zonas urbanas. Até agora já foram recolhidas mais de 100 mil beatas de cigarro em Setúbal, em apenas 19 horas de ações, com a participação de mais de 300 voluntários.

A exposição colaborativa é organizada no âmbito do projeto Inforbiomares, promovido pela LPN — Liga para a Proteção da Natureza e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, em parceria com o MARE — Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, ISPA — Instituto Universitário, Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e Universidade do Algarve (UAlg).

Viagem de uma beata

"Viagem de uma beata" – Este é o vídeo de sensibilização que a Feel4Planet fez com o apoio do Município de Setúbal e que está a ser transmitido nos ecrãs da Feira de Sant'Iago – Setúbal. Esperamos que esta mensagem chegue a muitas pessoas e que este mau hábito acabe. Afinal, tu és parte do problema ou da solução? #STBSEMPONTAS

Publicado por Feel4Planet em Segunda-feira, 23 de julho de 2018

tags: beatas de cigarro, exposição colaborativa, Feel4Planet, Museu Oceanográfico, setúbal