A Nao Santa Maria, navio espanhol e a Vera Cruz, caravela portuguesa, vão estar na cidade do Sado entre os dias 23 e 27 de fevereiro. As réplicas de embarcações emblemáticas dos Descobrimentos vão estar abertas a visitas gratuitas, onde pode ficar a conhecer dois dos navios mais importantes nas navegações dos séculos XV e XVI.
A presença destes dois navios decorre do projeto Exploraterra — “Preservação, valorização e promoção do património cultural vinculado à I Circunavegação e às Expedições Marítimas Geográficas”, cofinanciado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal. O objetivo do projeto é valorizar e promover o património cultural associado às expedições marítimas na Andaluzia, Algarve, Alentejo e Galiza, através da criação de equipamentos turísticos inovadores e da estruturação do património marítimo num produto turístico cultural: “Terra de Exploradores”.
A Aporvela — Associação Portuguesa de Treino de Vela, uma das parceiras do projeto, está a organizar um conjunto de atividades e navegações conjuntas com embarcações relacionadas com os Descobrimentos, que percorrem as costas portuguesa e espanhola. A primeira viagem a decorrer entre os dias 23 e 27 de fevereiro, organizada com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, é uma oportunidade única para conhecer estes dois navios emblemáticos. Pode visitá-los e ficar a par das técnicas de navegação dos portugueses, assim como as rotas comerciais e de exploração e a vida a bordo destes navios no porto de Setúbal, junto à Docapesca, das 10 às 18 horas.
Caravela Vera Cruz
A caravela Vera Cruz, que já esteve em Setúbal noutras ocasiões, é uma réplica fiel de um dos navios mais famosos da história: a embarcação inventada e usada pelos Portugueses durante a Era dos Descobrimentos nos séculos XV e XVI. A caravela era uma embarcação rápida, de fácil manobra e, em caso de necessidade, podia ser movida a remos. Construída em 2000 no âmbito da comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, a Caravela Vera Cruz promove treino de vela e experiências de mar.

A Associação Portuguesa de Treino de Vela — APORVELA — foi fundada em 1980 com o objetivo de promover a ligação das pessoas ao mar, mantendo viva a tradição do património marítimo. É responsável pela organização de inúmeros eventos náuticos de dimensão mundial, incluindo as The Tal Ships Races em Portugal. Mantém uma especial ligação à juventude, formando marinheiros em programas de treino de mar e vela a bordo da Caravela Vera Cruz e de grandes veleiros de todo o mundo.
Nao Santa Maria
É a réplica da embarcação capitaneada por Cristóvão Colombo na viagem que levou à descoberta da América em 1492. É um dos marcos mais representativos de Huelva, cidade portuária espanhola, uma vez que evoca os navios, os marinheiros da região, a tradição marítima e a sua história mais universal.
A Fundação Nao Victoria é uma instituição especializada na promoção e valorização de grandes eventos culturais através dos seus navios históricos. A Nao Victoria e o Galeão Andaluzia, duas das embarcações mais conhecidas, já navegaram para portos de todo o mundo, desenvolveram grandes projetos e participaram em exposições internacionais e universais.
