na cidade

Setúbal junta-se à campanha do Laço Azul contra a violência na infância

O objetivo da ação é sensibilizar a população para a prevenção dos maus-tratos na infância e juventude.
A campanha começou em 1989.

Tudo começou em 1989 na Virgínia, Estados Unidos da América, quando uma avó, Bonnie W. Finney, atou uma fita azul à antena do seu carro. A situação gerou alguma curiosidade entre a comunidade local. Em resposta às questões dos moradores daquele bairro, Bonnie contou relatos trágicos de maus-tratos aos seus netos, informando que o rapaz tinha morrido vítima de violência.

O objetivo da escolha da cor azul foi alertar a população para a violência e maus-tratos na infância, sublinhando as nódoas negras no corpo dos mais novos. O gesto desta avó deu origem à campanha do Laço Azul destinada à prevenção dos maus-tratos na infância, assinalada durante o mês de abril, em várias cidades do País.

No âmbito do Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens do Distrito de Setúbal aderem novamente à campanha do Laço Azul, com o objetivo de promover os direitos das crianças e sensibilizar a comunidade em geral para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude.

Até ao final do mês decorrerá uma atividade em cada concelho, com a participação dos vários moto clubes do distrito de Setúbal. A passagem dos grupos de motards, nos concelhos de Setúbal, Palmela, Alcochete, Montijo e Moita realiza-se esta sexta-feira, 23 de abril.

A 27 de abril, terça-feira, a atividade arranca no concelho do Barreiro, segue para Sesimbra e Seixal e termina em Almada, junto ao Cristo Rei, com a presença da Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens, Rosário Farmhouse.

“A passagem pelos vários concelhos será assinalada pela deslocação a alguns locais que simbolizam a ‘aldeia’ de que todos fazemos parte ao protegermos as nossas crianças e jovens, nomeadamente a sede do município, as sedes das Juntas de Freguesia, agrupamentos de escolas, a CPCJ, esquadras de PSP, postos de GNR, Centros de Saúde e Centros Comunitários”, explicou a Comissão.

Durante esta iniciativa, alguns dos locais ficarão iluminados pela cor azul e serão entregues aos vários profissionais materiais alusivos a esta temática. Os mais novos também vão entregar laços azuis aos motards participantes.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA