na cidade

Setúbal já faz parte da rede de clubes UNESCO

O objetivo é promover uma cidadania mais consciente e participativa, através de ações no terreno direcionadas para jovens.
É 62.º clube do País.

Já é oficial. Setúbal passou a integrar a rede nacional de Clubes UNESCO. A assinatura do protocolo entre a Associação K-Evolution, com sede em Setúbal e a Comissão Nacional da UNESCO decorreu esta terça-feira, 18 de junho, no SEIES (Centro de Cidadania Ativa).

O acordo vai permitir a criação do primeiro Clube UNESCO K-Evolution — Educação para a Sustentabilidade, na cidade de Setúbal. O objetivo da parceria é promover uma cidadania mais consciente e participativa através de ações no terreno (seminários, ciclos de conversa, exposições) direcionadas para jovens em instituições locais, regionais, nacionais ou internacionais.

Todas as atividades têm como horizonte a Agenda 2030 e o cumprimento das metas propostas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em breve estão marcados dois eventos: o encerramento do laboratório societal (u-lab S) no final deste mês e a participação da K-Evolution na feira do ambiente ECOol no próximo dia 29 junho, sábado no Jardim Palhais junto ao parque do Quebedo.

No discurso de abertura, Alexandra Silva da K-Evolution sublinhou que “o protocolo é mais uma forma de a associação enquanto Clube UNESCO tornar as sociedades mais sustentáveis e resilientes no futuro”. Já Rita Brito, secretária executiva da Comissão Nacional da UNESCO reforçou que “é um prazer a alargar a rede de clubes a parceiros motivados e capazes como é o caso da K-Evolution, que passa a ser o 62.º clube do País”.

O evento contou ainda com a presença dos parceiros Lucília Santos, da cooperativa SEIES (Sociedade De Estudos E Intervenção Em Engenharia Social), Joaquina Costa, do Instituto das Comunidades Educativas (ICE), António Canhão, do Centro de Formação Ordem de Santiago, Cristina Coelho e Manuel Coelho em representação dos vereadores de ambiente e educação da Câmara Municipal de Setúbal, respetivamente e Charles Buchanan, vice-presidente da K-Evolution.

Charles Buchanan, fundador e vice-presidente da associação foi um dos oradores. Foto: Celestino Santos.

A Associação K-Evolution (Sustainable Development Through Education) foi criada em maio de 2013, constituindo-se como uma organização sem fins lucrativos. A sua missão é a promoção da sustentabilidade, cidadania e empreendedorismo através da educação de jovens, executivos, professores e pais em Portugal. O protocolo agora assinado irá a sessão pública de câmara para ser ratificado formalmente.  

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA