na cidade

Setúbal Custom Weekend e outras coisas grátis para fazer este fim de semana

Caminhadas, exposições e visitas guiadas são algumas das sugestões para os próximos dias.
As motas vão invadir a cidade.

O último fim de semana de setembro já chegou. Para a maioria dos setubalenses, esta é aquela altura em que se podem fazer programas divertidos em família e repor energias. Como é habitual, a Câmara Municipal de Setúbal tem previstas várias atividades que pode fazer gratuitamente. 

O grande destaque vai para a sétima edição da Setúbal Custom Weekend, considerado o evento de referência da cultura de personalização de motos em toda a Península Ibérica. O troço da Avenida José Mourinho em frente à Praia da Saúde está fechado ao trânsito automóvel para dar lugar ao certame coorganizado pela Harley Riders Setúbal e pelo município. O recinto vai funcionar entre as 10 e as 23 horas de sábado, 24 de setembro, e as 10 e as 19 horas de domingo, 25 de setembro.

Outra sugestão é a exposição coletiva de artes plásticas da associação “Sopa dos Artistas”, de Odemira, na Casa da Cultura. A inauguração é as 16 horas deste sábado, 24, e fica patente até 6 de outubro. O objetivo é dinamizar as artes plásticas organizando exposições, workshops, colóquios, ateliers, feiras, tertúlias e espetáculos, proporcionando à população em geral e aos estudantes, em particular, atividades artístico-culturais. 

A decorrer estão sessões online ou em formato presencial, em diferentes locais da cidade, do Grupo Vozes d’aGentes, para melhoria do bem-estar e da qualidade de vida da população. No desporto está a decorrer a competição de ténis com provas nos escalões sub-12 e sub-16, em masculinos e femininos, no Clube de Ténis de Setúbal. 

Para completar o programa, está a biblioteca digital. Livros digitais gratuitos na “Biblioteca Online”, leituras participativas em “Leitura em Voz Alta”, às 15 horas. Cantinho da Leitura com histórias para todas as idades na “Hora do Conto”, ao meio-dia, descoberta de autores portugueses e estrangeiros em “Vamos Conhecer…”, às 14 horas, e partilha de leituras em “Sugestão de Leitura”, também às 14 horas aos domingos. 

Tome nota de tudo o que pode fazer este fim de semana em Setúbal.

Sexta-feira

18h30 — Oficina de literacia financeira com a formadora e gestora de crédito Daniela Santos, na Casa do Largo. 

21 horas — Encontro inaugural do ciclo de conversas “Valorizar(os) Património(s)”, com o arqueólogo António Carneiro a explanar sobre o tema “Acompanhamento arqueológico da intervenção de estabilização da encosta de S. Filipe, Fase 1”, no Forte de Albarquel. 

Sábado

9 horas — Exposição de escultura “Duo Corpora” das artistas Inês Escumalha e Inês Sousa, na Casa do Largo. Até dia 25 de setembro.

10 horas — Décima edição da Feira Outlet, que, além da venda de produtos a preços mais reduzidos pelos comerciantes da Baixa, proporciona animações culturais nessa zona da cidade.

10 horas —Atelier sobre a importância da utilização de produtos naturais no cuidado da pele, por Marwa Bahgat, no supermercado biológico Gasshô. 

10 horas — Setúbal Custom Weekend 2022, um evento dedicado ao universo de motos customizadas, com exposições, stands de venda e animação, música e gastronomia, na Praia da Saúde. 

10 horas — Exposição “Blue Grid”, mostra de trabalhos do pintor setubalense Pedro Besugo. Para ver até 25 de setembro, na Casa da Cultura.

10h30 — Visita guiada, conduzida por um técnico municipal e acompanhada da intérprete em língua gestual portuguesa Sofia Carvalho sobre a exposição permanente dedicada à indústria conserveira patente no Museu do Trabalho Michel Giacometti. Iniciativa da candidatura Setúbal — Cultura Sem Barreiras.

14 horas — “Bocage — Representações nossas contemporâneas”, mostra de obras de artistas contemporâneos representados nas coleções dos museus municipais de Setúbal, produzidas entre 1974-2022, alusivas ao poeta setubalense, na Casa Bocage. Evento das Comemorações Bocageanas 2022.

14 horas — O Autor do Mês na Biblioteca é Bocage, que está em destaque em duas mostras, uma biobibliográfica e outra constituída por 20 painéis que dão a conhecer os aspetos mais significativos da vida e obra do poeta sadino, na Biblioteca Municipal. Patente até dia 30 setembro. Evento das Comemorações Bocageanas 2022.

14 horas — Trabalhos com pintura, traços, manchas e formas tridimensionais de Dália Vale Rêgo e Manuela Ducla Soares, na Biblioteca Municipal, até 30 de setembro.

15 horas — Mostra documental, fotográfica e de objetos relacionados com as memórias de infância e adolescência do cineasta Lauro António. Na Casa das Imagens Lauro António, até 21 de janeiro. Evento das Comemorações Bocageanas 2022.

15 horas — TAUS — Tour de arte urbana de Setúbal. Visita guiada de olhos postos nas centenas de peças que embelezam e contam histórias a partir das paredes da cidade, com partida na Casa do Largo. Evento do programa Cultura em Movimento.

16 horas — Visita guiada conduzida por um técnico municipal e acompanhada da intérprete em língua gestual portuguesa Sofia Carvalho à exposição permanente patente na Casa do Corpo Santo/Museu do Barroco. Iniciativa da candidatura Setúbal — Cultura Sem Barreiras. 

15 horas — “Bocage e a luta por um mundo melhor. Palestra conduzida por Jorge Guerreiro, na Casa Bocage. Evento das Comemorações Bocageanas 2022.

15 horas — “Uma aventura no Egipto”. O grupo de leitura juvenil da Biblioteca de Azeitão analisa o livro da coleção de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, na biblioteca de Azeitão. 

15 horas — “O diário de um banana”. O grupo de leitura juvenil do polo de São Julião analisa o livro de Jeff Kinney, na Biblioteca Municipal, no Polo de São Julião.

15 horas — “Toda a luz que não podemos ver”. O grupo de leitura da Biblioteca analisa a obra de Anthony Doerr, na biblioteca municipal. 

15 horas — Mostra de instrumentos musicais tradicionais portugueses da coleção particular de Albano Almeida. Patente até 25 de setembro, no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

16 horas — “Os direitos humanos na voz de José Afonso.” Encontro do ciclo de Sessões Canto Moço, na Casa da Cultura. 

16 horas — “Sopa dos artistas”, mostra coletiva de artes plásticas de artistas de Odemira. Patente até 6 de outubro, na Casa da Cultura. 

18 horas — Inauguração da exposição sobre a construção da memória nos 150 anos do monumento a Bocage. Até 30 de dezembro, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal. 

18 horas — Inauguração da exposição de fotografias de Alexandre Ermel da rodagem do filme “Ensaio Sobre a Cegueira”, de Fernando Meirelles. Presente até 31 de dezembro, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.

Domingo

08h30 — Caminhada Cabo Espichel. Percurso de cerca de dez quilómetros por trilhos e caminhos rurais da Serra da Arrábida, com partida da Campo de Futebol do Grupo Desportivo União da Azoia. Iniciativa do ciclo de caminhadas integrado no projeto São Sebastião Mexe Comigo.

9 horas — Exposição de escultura “Duo Corpora” das artistas Inês Escumalha e Inês Sousa, na Casa do Largo. Até dia 25 de setembro.

10 horas — Setúbal Custom Weekend 2022, um evento dedicado ao universo de motos customizadas, com exposições, stands de venda e animação, música e gastronomia, na Praia da Saúde.

10 horas — Exposição “Blue Grid”, mostra de trabalhos do pintor setubalense Pedro Besugo. Para ver até 25 de setembro, na Casa da Cultura.

15 horas — Visita guiada conduzida por um técnico municipal e acompanhada da intérprete em língua gestual portuguesa Sofia Carvalho à exposição permanente patente na Casa do Corpo Santo/Museu do Barroco. Iniciativa da candidatura Setúbal — Cultura Sem Barreiras.

16 horas — “Arrábida – O nosso património comum, na Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama. Sessão de poesia do programa das Comemorações Bocageanas 2022. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA