na cidade

Setúbal celebra Dia do Bocage com música, teatro e exposições

O programa das Comemorações Bocagianas é de 12 a 21 de setembro, em vários pontos da cidade.
Este ano assinalam-se os 254 anos do nascimento do poeta setubalense.

Para celebrar o Dia do Bocage e da Cidade, assinalado no próximo dia 15 de setembro, domingo, a Câmara Municipal de Setúbal preparou várias atividades, como música, teatro, exposições e eventos desportivos. No feriado municipal, as Comemorações Bocagianas começam com a cerimónia do hastear da bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, às 9 horas.

Seguem-se depois as cerimónias de homenagem ao cantor de intervenção Zeca Afonso, pelo Coral Infantil de Setúbal e também ao Bocage, com deposição de flores na estátua erguida na Praça de Bocage. Está prevista ainda a leitura de poemas pela Associação Cultural TOMA — Teatro Oficina Multi Artes.

Outro dos destaques do dia vai para a ação “CMS de Portas Abertas”, onde a população é convidada a visitar as instalações dos serviços camarários de Poçoilos, das 9 às 14 horas e os Paços do Concelho, a partir das 15 horas. De portas abertas estará também a Casa Bocage, edifício onde se atribui o local de nascimento do poeta setubalense, em 1765. As visitas guiadas à exposição permanente sobre a vida e obra de Bocage são entre as 15 e as 19 horas.

As comemorações continuam às 17h30, com uma sessão solene, em frente aos Paços do Concelho, que inclui uma homenagem aos trabalhadores municipais reformados e a imposição de medalhas honoríficas a várias personalidades e entidades. O espetáculo musical, “Celina da Piedade e as Vozes do Cante convidam Vitorino”, agendado para as 22 horas, na Praça de Bocage encerra a programação de dia 15 das Comemorações Bocagianas, que conta com outras iniciativas ao longo do mês de setembro. Durante o feriado municipal há uma Mostra de Saberes e Sabores, no passeio junto da entrada da Casa da Baía, das 9 às 20 horas, com produtos regionais, artesanato e trabalho ao vivo.

Fique agora a conhecer a programação completa para o resto dos dias.

13 de setembro

20 horas — Tertúlia Bocagiana, “Era assim no século XVIII”, um baile da época conduzido pela Associação de Setúbal de Dança Desportiva, com leitura de poemas pela Casa da Poesia de Setúbal e interpretação de “O Fado da Severa” por Inês Pereira, na Sociedade Musical Capricho Setubalense.

21 horas — Peça de teatro, “A Noite dos Poetas” pelo TAS — Teatro Animação de Setúbal sobre a história de um encontro virtual entre Olavo Bilac e Bocage. O espetáculo é na Casa Bocage e há nova sessão no dia 14 de setembro, às 21 horas.

22 horas — Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, na Praça do Bocage.

14 de setembro

8h30 — Regata de Banheiras e Insólitos, prova com embarcações feitas de materiais reciclados, no Parque Urbano da Albarquel.

16 horas — Lançamento dos três últimos volumes da obra completa de Bocage do Centro de Estudos Bocageanos, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

17 horas — Concerto da Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense, na Praça do Bocage.

17h30 — Inauguração da exposição “Calafates & outras profissões ligadas à atividade marítima”, na Galeria Municipal do 11, no âmbito das Comemorações do Bicentenário do Nascimento de António Maria Eusébio. Para ver até 23 de novembro, sábado.

18 horas — Encontro de bandas filarmónicas no coreto da Avenida Luísa Todi, com a participação das bandas da Sociedade Filarmónica União Arrentelense e da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

19 horas — Inauguração da mostra “No Dizer da Pintura”, de Pedro Chorão, na Casa da Cultura.

21 horas — Animação do centro histórico setubalense pela Associação Cultural TOMA e a FunParra, através da realização de um itinerário pela Baixa comercial.

22 horas — Concerto de encerramento do programa Fado em Setúbal, com a participação de 13 artistas, na Praça do Bocage.

21 de setembro

14 horas — Travessia do Sado a Nado, prova de natação em águas abertas, integrada na 16.ª edição dos Jogos do Sado e na programação da Semana do Mar 2019, no Parque Urbano de Albarquel.

16 e 18 horas — Lançamento da revista “Letras com Vida”, da Associação Cultural Sebastião da Gama e do livro premiado no XX Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

21h30 — Espetáculo “Bocage. O mais honesto homem para se amar”, com Rita Ribeiro, Sandra José e Alexandra Prado, no Fórum Municipal Luísa Todi. Os bilhetes custam 8€ e 6€ (balcão).

Entre os dias 12 a 15 de setembro decorre também o VII Open Baía de Setúbal — Ténis em Cadeira de Rodas, no recinto do Clube de Ténis de Setúbal e a exposição “Bocage, Vida e Obra”, patente até 28 de setembro, sábado, na Biblioteca de Azeitão.

tags: Câmara Municipal de Setúbal, comemorações bocagianas, Dia do Bocage e da Cidade, Praça do Bocage, setúbal