na cidade

Setúbal celebra Dia de Santiago com uma caminhada, peddy paper e um concerto

As atividades decorrem este domingo, 25 de julho. Conheça os detalhes do programa.
A participação é livre mas tem de se inscrever.

O Dia de Santiago celebra-se este domingo, 25 de julho. Para assinalar a data, os municípios de Setúbal e Palmela organizaram um programa especial que inclui uma caminhada, um peddy paper e um concerto de música erudita.

O programa começa às 8 horas, com a caminhada “Pelo Caminho de Santiago entre Setúbal e Palmela”. O ponto de partida é na Igreja de Santa Maria em Setúbal. O percurso guiado, com cerca de sete quilómetros, termina no Castelo de Palmela por volta das 11 horas.

O número máximo de participantes são 20 pessoas. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias através do email turismo.setubal@nullmun-setubal.pt. Às 11 horas está marcada a apresentação pública do projeto Caminhos de Santiago da Península de Setúbal. A cerimónia decorre no Castelo de Palmela.

Às 15h30 ainda pode participar no peddy paper “Setúbal – Nos Caminhos da Peregrinação”. O ponto de encontro é na Igreja de Santa Maria e o limite máximo são 20 participantes divididos em equipas de um a quatro elementos. A participação também é livre mas tem de se inscrever através do email turismo.setubal@nullmun-setubal.pt.

A fechar, a partir das 17h30, a Igreja de Santiago, em Palmela, recebe um concerto de música medieval e renascentista. Por causa das restrições da pandemia, a lotação máxima é de 50 lugares. Também é obrigatório reservar o lugar através do email turismo@nullcm-palmela.pt. O levantamento dos bilhetes é feito no próprio dia, na portaria da Igreja de Santiago, até às 17 horas.

Para quem não sabe, Santiago foi um dos 12 apóstolos de Jesus, o primeiro a ser martirizado. Nasceu na Palestina e morreu em Jerusalém decapitado por ordem de Herodes Agripa I.

É também conhecido como Santiago de Compostela e Santiago o Grande. Veio para a Península Ibérica para tentar evangelizar os povos pagãos, tendo passado por Braga, Guimarães, entre outras cidades. Setúbal está ligada a Santiago, através da criação da Ordem de Santiago, destinada a conquistar parte do Alentejo e Algarve aos muçulmanos. A Feira de Sant’Iago também é uma homenagem ao santo daí começar habitualmente a 25 de julho.

 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA