na cidade

Setúbal celebra Dia da Criança e do Ambiente com um mercado, oficinas e um safari

As atividades acontecem no Moinho de Maré da Mourisca a 5 e 6 de junho. Saiba o que pode fazer com os miúdos.
O espaço fica na Herdade da Mourisca.

Em 2020, o Dia da Criança, assinalado a 1 de junho, foi passado em casa por causa da pandemia. Este ano, com o País já em desconfinamento, os miúdos vão poder finalmente brincar e fazer atividades em família. 

Se ainda não tem planos para essa altura, a Câmara Municipal de Setúbal preparou um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas ao ar livre que vão assinalar o Dia Mundial da Criança e o Dia Mundial do Ambiente. Os eventos decorrem no fim de semana de 5 e 6 de junho, no Moinho de Maré da Mourisca, em Setúbal.

O programa inclui oficinas pedagógicas, passeios na natureza, observação de aves, um safari fotográfico e um mercadinho de produtos regionais. As atividades começam no dia 5 de junho, sábado, às 10 horas, com a iniciativa “A Pegada Verde”, jogos e desafios na natureza e a pintura do mural “As Cores do Ambiente”.

Para as 10h15, está agendada a partida de um safari fotográfico, a bordo da embarcação Mirasado. A inscrição custa 10€ por pessoa. De telemóvel ou máquina fotográfica na mão, os participantes podem recolher imagens únicas e ficar a conhecer um pouco melhor a flora e a fauna da Reserva Natural do Estuário do Sado.

Às 14h30 realiza-se uma atividade de libertação de aves selvagens reabilitadas, em parceria com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e, às 21 horas, são dadas a conhecer as borboletas noturnas da Herdade da Mourisca, numa ação conduzida pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

No domingo, há um peddy paper organizado pela Mirasado, a partir das 8 horas. Neste caso, os participantes, organizados em equipas de quatro pessoas vão partir à descoberta das aves da Reserva Natural do Estuário do Sado. O preço por equipa é de 15€.

Também no dia 6, entre as 9 e as 19h30, o Mercadinho Agrotaste promove produtos agroalimentares da região de Setúbal, incluindo doçaria, bebidas licorosas, pão, queijos, lacticínios, azeite e conservas. Nesta edição do mercado vão ser desenvolvidos os workshops “Confeção de Pão Artesanal” e “Como abrir Ostras”, de participação gratuita.

A partir das 10 horas, volta a realizar-se a ação “A Pegada Verde”, com a continuação da pintura do mural “As Cores do Ambiente”, e, às 15 horas, tem início o teatro de fantoches “A Perigosa Vida das Aves da Mourisca”.

Para participar em todas as iniciativas, com exceção do Mercadinho Agrotaste, deve inscrever-se online. Se tiver dúvidas, pode enviar um email para turismo.setubal@nullmun-setubal.pt ou ligar para os contactos telefónicos 265 783 090 e 914 162 354.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA