na cidade

Setúbal celebra cultura francesa — com uma exposição, cinema e poesia

O programa da Festa da Francofonia 2019 vai de 23 de fevereiro a 31 de março.
A exposição é no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

Está a chegar à cidade a Festa da Francofonia 2019. O evento, que celebra a língua e a cultura francesas começa já no próximo sábado, 23 de fevereiro e vai até 31 de março, domingo. O programa inclui uma exposição, uma tarde intercultural e atividades ligadas ao cinema, poesia e artes.

A festa começa no sábado, às 16 horas com a inauguração da exposição “Femmes — Un Siècle de Mode | Mulheres — Um Século de Moda”, no Museu do Trabalho Michel Giacometti. A mostra está patente até 31 de março, domingo e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h30 às 18 horas e aos sábados e domingos das 14 às 18 horas.

O evento conta com a projeção do filme de animação “Lettres de femmes”, de Augusto Zanovello e a entrega por representantes da Embaixada de França de placas identificativas às escolas reconhecidas como centros de avaliação de exames oficiais da língua francesa.

A 23 de março, sábado, a partir das 15h30, a Alliance Française de Setúbal organiza a sessão “Après-Midi en Poésie”, com leitura e animação de poesia francófona. “A moda em tempo de guerra” é o tema da tarde intercultural do Museu do Trabalho Michel Giaciometti a 30 de março, sábado, a partir das 15 horas, com uma palestra por Stéphanie Pardete e degustação de crepes tradicionais franceses. 

A Festa da Francofonia é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com a Alliance Française, o Institut Français e o TAS — Teatro Animação de Setúbal e o Museu do Trabalho Michel Giacometti. Recorde-se que nos últimos anos tem havido um aumento significativo do número de turistas franceses residentes, em Setúbal. Segundo dados divulgados pela autarquia, só em 2017 foram atendidos cerca de sete mil franceses nos postos de turismo.

tags: artes, cinema, exposição, Festa da Francofonia, Museu do Trabalho Michel Giacometti, poesia

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal