na cidade

Setúbal assinala Dia Nacional dos Moinhos com um safari fotográfico e workshops

O programa “Entre Marés & Tradições” decorre no Moinho de Maré da Mourisca e inclui venda de artesanato.
O evento acontece no primeiro fim de semana de abril.

A cidade vai celebrar o Dia Nacional dos Moinhos, assinalado a 7 de abril, quinta-feira, com um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas de valorização das artes e ofícios tradicionais de Setúbal, no Moinho de Maré da Mourisca na Herdade da Mourisca.

O programa “Entre Marés & Tradições”, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal e outros parceiros, acontece no fim de semana de 2 e 3 de abril. Uma mostra de ofícios populares e venda de artesanato, um safari fotográfico e workshops de cerâmica e macramé dirigidos a miúdos, famílias e amantes da natureza são algumas das atividades que vai encontrar no Moinho de Maré da Mourisca.

O mercadinho “Artes e Ofícios”, com mostra de tradições e ofícios populares da cidade e venda de artesanato da região é um dos destaques do programa. Vai estar presente nos dois dias, entre as 9h30 e as 19h30.

Outra das sugestões imperdíveis são os workshops “As mãos p’lo barro”, onde os miúdos e famílias são desafiadas a criar peças de cerâmica únicas e personalizadas. O evento acontece no dia 2 de abril, sábado, às 14h30.

No dia seguinte, à mesma hora, é a vez das famílias construírem pequenos sinos inspirados nos animais e plantas da Herdade da Mourisca. O workshop “Sininhos da Primavera” alia a cerâmica às técnicas básicas do macramé. Cada sessão custa 5€ por participante.

A iniciativa inclui o VIII Safari Fotográfico “Trilhos e Marés”, agendado para as 15 horas de domingo, 3 de abril. A inscrição custa 10€ por pessoa. O objetivo é recolher imagens únicas, de forma a dar a conhecer ainda melhor a flora e a fauna da Reserva Natural do Estuário do Sado. O evento começa no rio, a bordo da embarcação Mirasado. Segue-se um passeio pedestre com a duração de cerca de uma hora por alguns trilhos da Herdade da Mourisca.

Para saber mais informações, pode enviar email para turismo.setubal@nullmun-setubal.pt ou ligar para os números 265 783 090 ou 914 162 354. O Moinho de Maré da Mourisca, instalado na Reserva Natural do Estuário do Sado, é um dos principais pontos de atração turística da região de Setúbal. Ao longo do ano, o espaço desenvolve workshops, em parceria com o ICNF, passeios no Estuário do Sado, ateliers para escolas e instituições e exposições de fotografia, pintura e escultura.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA