Nos últimos anos, a saúde mental tornou-se uma preocupação transversal a toda a sociedade. Antigamente, os problemas psicológicos eram praticamente ignorados, e as pessoas que os manifestavam eram discriminadas e, por vezes, alvo de tratamentos desumanos. Hoje, graças aos avanços científicos e às mudanças sociais, as doenças mentais são mais fáceis de abordar, identificar e tratar. No entanto, a necessidade de continuar a explorar o tema e a informar as pessoas mantém-se, —e é essa a proposta do novo ciclo de conferências intitulado “Saúde Mental em Três Atos”.
Os debates serão moderados por Carolina Franco, doutorada em Psicologia Clínica, psicanalista e membro da Sociedade Portuguesa de Psicossomática (SPPS).
“Pensei organizar esta iniciativa para criar um espaço de reflexão multidisciplinar, aberto à troca de experiências. E também para promover o diálogo e a expansão da literacia em saúde mental entre os munícipes, partindo de uma perspectiva integrativa corpo-mente”, explica Carolina Franco à NiS.
O ciclo de conferências está dividido em três sessões. A primeira tem lugar este sábado, 24 de maio, às 15 horas no Mercado do Livramento. Intitulada “Solidão e isolamento social – Da adversidade precoce ao adoecer”, servirá para refletir sobre experiências de adversidade precoce, como a solidão e o trauma, e o seu impacto na saúde física e mental ao longo da vida. A sessão conta com Sílvia Ouakinin e Vítor Sartoris como oradores.
A palestra intitulada “Escutar o que o Corpo Fala — Compreender a Psicossomática” realiza-se a 7 de junho, entre as 14h30 e as 16h30, no Auditório da Biblioteca Municipal. O tema será apresentado por Patrícia Câmara e um convidado ainda por anunciar.
A terceira e última sessão acontece no dia 28 de junho, pelas 15 horas, no Auditório da Casa Baía. Intitulada “Amor em Tempos de…? — Reflexões sobre os relacionamentos amorosos na contemporaneidade”, é uma reflexão sobre os desafios e transformações dos relacionamentos amorosos à luz da contemporaneidade, adianta Carolina Franco.
Este ciclo de conferências é uma iniciativa da Clínica Raízes com o apoio do gabinete de saúde da Câmara Municipal de Setúbal. A participação em todas as sessões é gratuita, mas requer inscrição (por email setubal.territoriointercultural@nullmun-setubal.pt ou através do formulário disponível online).