na cidade

Saiba quem vai receber as Medalhas da Cidade este ano

A cerimónia de entrega dos galardões é a 15 de setembro, Dia do Bocage e da Cidade.
São distinguidos cidadãos e instituições.

O Dia do Bocage e da Cidade assinala-se a 15 de setembro. O feriado municipal é celebrado com várias atividades culturais de homenagem ao poeta sadino, entre outras iniciativas. Uma delas é a cerimónia de entrega das Medalhas Honoríficas da Cidade, atribuídas a personalidades e instituições que se destacaram pelo seu trabalho. 

O Clube Naval Setubalense, principal dinamizador dos desportos náuticos e aquáticos na cidade, é agraciado com a Medalha de Prata da Cidade, tal como a Marinha que segundo a autarquia “tem sido, desde sempre, um parceiro estratégico de Setúbal, em eventos como o Dia da Marinha, a Semana do Mar”. 

Já a Medalha de Honra da Cidade é repartida por diferentes classes, de acordo com as áreas da sociedade em que se destacaram personalidades e instituições.

Na classe Atividades Culturais, a autarquia distingue os atores Paulo Martins, Idalina Veríssimo e Sara Prata, o cineasta e crítico cinematográfico Lauro António, o street artist Ivo Santos, conhecido por Smile e a bailarina, coreógrafa e presidente da Associação de Dança Contemporânea de Setúbal, Iolanda Rodrigues.

Os fadistas Carlos Zacarias, Deolinda de Jesus, Piedade Fernandes e Carla Lança, o cantor Clemente, o escritor e investigador Ruy Ventura, o músico e compositor Manuel Zorro, a autodidata e criativa Isabel Castan e a Galeria Ratton, a única no País dedicada, em exclusivo, ao azulejo, e que desenvolveu diversas intervenções artísticas em edifícios e locais públicos de Setúbal, como o Túnel do Quebedo, são igualmente agraciados na classe Atividades Culturais.

Na classe Desporto, os homenageados são a Aporvela — Associação Portuguesa de Treino de Vela, a antiga estrela de futebol do Vitória Futebol Clube Herculano do Carmo Santos Oliveira, o treinador de atletismo Fernando Ferreira e a ex-atleta de natação e andebol Adelaide Botelho, que pertence à direção do Clube Naval Setubalense.

A AURPIA — Associação Unitária dos Reformados, Pensionistas e Idosos de Azeitão, a associação de solidariedade social Garrrbage, criada em 2016 no âmbito do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, a União Cultural Desportiva e Recreativa Praiense e a União Desportiva e Recreativa das Pontes são distinguidas na classe Associativismo e Sindicalismo.

Nesta categoria é igualmente distinguido, a título póstumo, o médico e dirigente associativo Júlio Adrião, e ainda Rui Peixoto, da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense e Rogério Silva, da Associação de Moradores Grito do Povo.

Os presidentes da Andegerações — Associação de Antigos Praticantes, Dirigentes e Amigos do Andebol, Carlos Ribeiro da Silva, da Associação de Pesca Artesanal — Setúbal Pesca, Daniel Ferreira, e da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, José Salazar, recebem igualmente medalhas honoríficas na classe Associativismo e Sindicalismo.

O dirigente associativo António Martins, da Sociedade Musical Capricho Setubalense, e os presidentes da administração do Conservatório Regional de Setúbal, da Universidade Sénior de Setúbal e da Universidade Sénior de Azeitão, Luís Fernandes, Arlindo Mota e Ana do Vale, respetivamente, integram também a lista das personalidades distinguidas este ano.

No Associativismo e Sindicalismo também receber o galardão o presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama, Bernardo Ramos, o antigo sócio fundador e dirigente do Estrelas do Faralhão Futebol Clube Joaquim Cláudio, o fundador do Alto da Guerra Sport Clube, António Lourenço, e a bióloga e co-fundadora do movimento Feel4Planet, Carolina Saramago.

Também o coordenador da Proteção Civil Municipal de Setúbal e presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Setúbal, José Luís Bucho, o comandante operacional distrital, Elísio Oliveira, a Unidade Militar de Emergência espanhola e a Associação Espanhola de Luta Contra o Fogo, que têm colaborado com Setúbal em matéria de proteção civil, são igualmente reconhecidos nesta classe.

Na classe Paz e Liberdade são distinguidos, a título póstumo, o antigo presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria da Graça Ralfo Formiga, a militante histórica do PCP Sílvia Maldonado e o antigo pároco da Anunciada padre Manuel Vieira, falecido em julho deste ano.

O bispo de Setúbal, D. José Ornelas, o pároco emérito de São Paulo, padre José Gusmão, o pároco de São Paulo, padre Luís Ferreira, o diretor da Casa do Gaiato de Setúbal, padre Acílio Fernandes, e o vigário-geral da Diocese de Setúbal, padre José Lobato, são igualmente condecorados nesta classe.

A categoria Paz e Liberdade inclui ainda os nomes de Reinaldo Tomásio, que se destacou na luta pela melhoria do Serviço Nacional de Saúde na freguesia do Sado, Justino Marques, antigo presidente da Junta de Freguesia de São Julião, Ricardo Santos, presidente da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de São Sebastião, e Luís Custódio, antigo presidente da Junta de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra e atual presidente da Associação de Solidariedade Social daquela freguesia.

Nesta lista estão ainda Rui Pereira, uma das maiores autoridades nacionais em matéria de segurança e ex-ministro da Administração Interna, o antigo vereador da Câmara Municipal de Setúbal e ex-presidente da Junta de Freguesia do Sado, Eusébio Candeias, o antigo vice-presidente da Assembleia Geral do Vitória Futebol Clube e da delegação local da Ordem dos Advogados Luís Fuzeta da Ponte, a notária Maria Teresa Oliveira, Bento Passinhas, da Junta de Freguesia de Azeitão, e Jerónimo Claudino Matias, da Câmara Municipal de Setúbal, responsável pela reorganização e gestão do Parque Municipal de Poçoilos.

Os empresários setubalenses João Raposo, Eurípedes Ferreira, Alberto Pereira, Marília Sousa, António Resende, Cecília Lourenço, Horácio Cipriano e Carlos Mendonça, as pastelarias Capri, Abrantes e Bambú, a Adega dos Garrafões, o restaurante O Ramila, a Tasca do Galo, a Ourivesaria Pedroso e o Salão Bocage são condecorados na classe Comércio.

Na classe Indústria, o município agracia o diretor de viticultura da Bacalhôa Vinhos, João Canhoto, a diretora-geral da Casa Ermelinda Freitas, Leonor Freitas, a presidente da APSS —  Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Lídia Sequeira, e a diretora-geral das Águas do Sado, Ana Paula Morais.

As empresas Joaquim de Sousa Brito – Empreiteiro de Obras Públicas e Particulares e Fornecimento de Agregados, Bacalhôa Vinhos, Coca-Cola European Partners, Carmona, de serviços ambientais de limpeza e gestão de resíduos perigosos, e Gonvarri — Produtor Siderúrgicos são igualmente condecoradas na classe Indústria.

Já a Medalha de Honra da Cidade na classe Ciência e Tecnologia é entregue ao diretor operacional da Fundação Champalimaud, António Chumbinho, ao médico e diretor do Serviço de Infeciologia do Centro Hospitalar de Setúbal, José Poças, à antiga diretora executiva do Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida, Bárbara de Carvalho, e ao diretor-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça.

Integram esta lista o comandante da Escola de Fuzileiros, capitão-de-mar-e-guerra fuzileiro Joel Santos Formiga, o ex-capitão do Porto de Setúbal Luís Nicholson Lavrador, a empresária chinesa Ming Chu Hsu, que tem investido em Setúbal, e ainda o médico e diretor clínico da equipa de Apoio Domiciliário Integrado em Cuidados Continuados e Cuidados Paliativos da Santa Casa da Misericórdia de Azeitão, Jorge Lopes de luís.

As medalhas honoríficas na classe Ciência e Tecnologia são também entregues à farmacêutica Sália Tiago, aos diretores dos agrupamentos de escolas de Azeitão, Clara Félix, de Luísa Todi, António Dias, e de Sebastião da Gama, Fernanda Oliveira, e ao Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil da Universidade Nova.

Por último, na classe Turismo, são distinguidos a empresária e proprietária da Viagens Marranita, Paula Marranita, e o diretor-geral da Associação Turismo de Lisboa e presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Vítor Costa.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA