na cidade

Saguão: o novo alojamento da Baixa que é uma viagem no tempo

O Saguão Loft na Rua Álvaro Castelões abriu em julho. A decoração mistura o antigo e o moderno.
O quarto do Saguão Loft conserva uma pedra da antiga estutura.

Em 2000, Luís Gabriel estava a trabalhar como comercial, mas queria mudar de área profissional. Tinha três hipóteses à escolha, que são as suas grandes paixões: a aviação, até porque já tinha carta de piloto; a construção civil; ou o turismo. 

Acabou por escolher a construção civil, mas a crise económica que se instalou no nosso País em 2013 levou-o a repensar novamente o futuro e a tirar um curso de Turismo ao Ar Livre na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. Quando acabou a formação, comprou o prédio número 43 na Rua Álvaro Castelões, uma autêntica relíquia na Baixa de Setúbal pela sua localização e apontamentos antigos.

O objetivo inicial de Luís era remodelar e vender o edifício, mas algumas descobertas durante a obra fizeram-no mudar de ideias. “Para começar encontrei a estrutura antiga de um saguão, que é o nome dado à entrada de luz e de ar para o interior do prédio. Depois também reparei na gaiola pombalina que sustenta o prédio e nas pias antigas que serviam de esgoto para todos os inquilinos no passado”, conta à New in Setúbal Luís Grabriel, de 50 anos. 

A partir destes pormenores, Luís decidiu criar um conceito de alojamento local, com uma decoração que misturasse o antigo e o moderno. E foi assim que nasceu o projeto do Saguão. Ao todo, o prédio do século XVIII tem dois pisos: o Saguão e o Saguão Loft, que abriu no início de julho.

O apartamento T1 do Saguão fica no primeiro andar e é composto por um quarto de casal, um sofá-cama, cozinha equipada, sala, escritório e uma casa de banho. Tem capacidade para quatro hóspedes. O tom dominante é o verde e mantiveram-se alguns apontamentos do traçado original.

Por exemplo, a zona do escritório que antigamente era a casa de banho conserva a estrutura antissísmica da gaiola pombalina criada pelo Marquês de Pombal durante o período da reconstrução de Lisboa, depois do terramoto de 1755. As portas e os puxadores também são de origem.

Ao subir as escadas, vai encontrar o Saguão Loft. Este apartamento com apontamentos azuis é maior e tem um quarto de casal, uma mezzanine com duas camas de solteiro, um sofá-cama, sala de estar, casa de banho e cozinha equipada. O Loft conta ainda com um pequeno terraço exterior para relaxar. Todos os apartamentos têm televisão e Wi-fi. 

As reservas do alojamento podem ser feitas através da plataforma Airbnb. O preço do aluguer dos apartamentos vai dos 50€ aos 100€. 

Quem manda nisto tudo

Nome: Luís Gabriel
Idade: 50
Característica favorita do alojamento: Localização central
Guilty pleasure: Astronomia
Convença-nos a visitar o espaço: “Viaje até ao passado no tempo presente”.

Carregue na galeria para conhecer melhor o interior do alojamento. 

tags: alojamento local, Baixa, novidade nis, Saguão Loft, setúbal

localização, contactos e horários

morada
  • Saguão [ver mapa]
    Rua Álvaro Castelões, 43
    2900-215 Setúbal
site e redes sociais

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal