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Sabe por que é que esta T-shirt da Levi’s está em todo o lado?

A NiT conta-lhe a história de uma das peças mais icónicas da marca americana — e que regressou em força este ano.
Um dos modelos mais usados nos festivais de verão.

Qualquer instagrammer que se preze tem uma T-shirt destas no closet. O modelo clássico da Levi’s voltou em grande força, como a NiT apontou durante o festival Rock in Rio Lisboa, em junho deste ano. É quase impossível andar na rua sem se cruzar com alguém que esteja a usar uma peça desta coleção. E se abrir o Instagram, até pode tirar o “quase” da frase anterior.

Este fenómeno não é exclusivo de Portugal. Ao longo de 2018, a Levi’s já vendeu centenas de milhares de modelos em vários países. E parece que esta tendência se vai manter nos próximos meses.

A marca, fundada nos Estados Unidos por Levi Strauss em 1853, tornou-se inicialmente famosa por causa das suas icónicas calças de ganga. Em 1928, a marca Levi’s foi oficialmente registada e, cinco anos depois, criou os primeiros jeans para mulher. Durante a II Guerra Mundial, a marca atravessou o Atlântico com as calças e casacos que os soldados americanos trouxeram para a Europa.

1964 foi outro ano histórico: a Levi’s começou a vender este modelo clássico de T-shirt que se tornou num sucesso por ser usado por várias bandas rock daquela década, como Jefferson Airplane ou Paul Revere & The Raiders.

Na década de 80 houve mais uma inovação. A T-shirt com o símbolo da Levi’s a branco e preto ou a branco e vermelho passou a ter uma versão com as cores da bandeira americana. O novo modelo foi estampado nos uniformes oficiais da equipa dos Estados Unidos para os Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, na Califórnia. Este modelo continua a ser vendido hoje em dia.

E agora a grande pergunta: porque é que esta T-shirt é tão popular em 2018? Em primeiro lugar, porque estamos numa década profundamente revivalista e esta T-shirt vintge fica bem com quase tudo: jeans, calções de ganga ou até saias compridas, estampadas e plissadas.

Em segundo lugar, o preço: a versão original só custa 20€. E os modelos mais coloridos nunca vão além dos 30€.

Depois, o efeito redes sociais. A T-shirt começou a ser usada nos últimos anos por várias influenciadoras de moda americanas que são seguidas por milhões de mulheres no Instagram e no Facebook. Em pouco tempo, o contágio dos likes teve um efeito dominó que chegou a todos os países.

Por fim, há a explicação verde. A partir de 2010, a Levi’s passou a produzir estas T-shirts com técnicas sustentáveis e numa versão 100% algodão. E, como bem sabemos, poucas coisas são mais populares hoje em dia do que a sustentabilidade da moda.

Carregue na galeria para conhecer as várias versões deste modelo da Levi’s.

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