na cidade

Rota da Transumância: a caminhada de 8 quilómetros com um rebanho de 200 ovelhas

O ponto de encontro será em Azeitão. No final do percurso, haverá um pequeno piquenique com o pastor.
Uma tradição secular.

O nome soa estranho, mas ecoa a tradição. A transumância consiste nas deslocações sazonais de rebanhos com os respetivos pastores. Estes movimentos pendulares são descendentes no inverno e ascendentes no verão. Esta última viagem, dos vales para as planícies, acontece por volta dos santos populares — é esta a proposta da Arrábida Walks & Crafts, inspirada nesta tradição secular.

A Caminhada Rota da Transumância está marcada para 25 de maio, um domingo, pelas sete horas da manhã, em Azeitão. O grupo vai acompanhar um rebanho de cerca de 200 ovelhas e o seu pastor, durante oito quilómetros. No final, haverá um pequeno piquenique com partilha de histórias.

O percurso apresenta um grau de dificuldade fácil e será linear, ou seja, a organização não assegura o regresso a Azeitão, que será responsabilidade dos participantes. A caminhada dura cerca de três horas e meia (sendo que a duração pode variar conforme as condições do terreno e capacidade física do grupo). A organização recomenda o uso de calçado e roupa adequados às condições meteorológicas, sendo também necessário levar água e uma pequena merenda.

As inscrições devem ser feitas online, sendo que a atividade só se realiza com um mínimo de 10 inscrições e a idade mínima recomendada para participar é oito anos. Os miúdos até aos 12 anos pagam 7€ e os adultos 14€, valor que inclui os seguros de responsabilidade civil e de acidentes pessoais. Mais informações disponíveis por telefone (968 319 579).

A organização recomenda o uso de calçado e roupa adequados às condições meteorológicas. Os participantes devem também levar água e uma pequena merenda.

Se as condições meteorológicas e de segurança não estiverem reunidas, por motivos externos à organização, pode ocorrer o cancelamento súbito da caminhada. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA