na cidade

Revista “Hola!” inclui Setúbal no “top 10” dos destinos portugueses a visitar

A publicação espanhola sublinhou a beleza da baía no artigo com o título “As 10 maravilhas de Portugal que certamente não conhece”.
A comunidade de golfinhos do Sado também foi destacada. Foto: Município de Setúbal.

É indiscutível que Setúbal é um paraíso por descobrir. Temos a melhor gastronomia e vinhos, património natural e cultural, praias secretas e paradisíacas e imensos trilhos de trekking para explorar na serra da Arrábida. Por tudo isto e muito mais, o concelho costuma ser destacado em grandes publicações internacionais de viagens e lifestyle.

Desta vez, foi a revista espanhola “Hola!” que incluiu a cidade do Sado no “top 10” das regiões portuguesas a visitar depois da pandemia. O artigo “As 10 maravilhas de Portugal que certamente não conhece”, publicado no passado dia 24 de fevereiro, na secção “viagens” da “Hola!”, são destacados como destinos a visitar o estuário do Sado e a península de Tróia.

“A sul de Lisboa, Setúbal e a península de Tróia, rodeadas por um infinito areal, apresentam uma vista sobre uma das mais belas baías do mundo e também uma das mais animadas. Esta valiosa reserva natural rica em biodiversidade é o lar de mais de 200 espécies de aves e também de uma comunidade permanente de golfinhos, algo pouco comum nas baías portuárias europeias”, pode ler-se no texto.

Além de Setúbal, no “top 10” da “Hola!” estão as regiões de Tomar, Peniche e ilha das Berlengas, Évora, Dunas de São Jacinto, Piódão, Rota Vicentina, Porto Santo, Castro Marim e Arraiolos. 

Se ainda não conhece Setúbal, tem mesmo de fazê-lo quando as restrições da pandemia forem levantadas. Para começar este roteiro pela cidade que viu nascer o poeta Bocage, não deixe de dar um passeio pelo centro histórico, Baixa comercial, Mercado do Livramento, frente ribeirinha e fazer uma paragem para provar um prato de choco frito ou peixe assado num dos restaurantes típicos.

Depois de uma boa refeição, nada melhor do que uma viagem pelo rio Sado, a bordo de umas das embarcações turísticas de Setúbal com paragem numa das praias da Arrábida. Caso esteja no grupo de turistas, que prefere ter os pés bem assentes na terra, há várias empresas que organizam caminhadas e trilhos de trekking pela serra. 

Se precisar de mais informações ao longo da sua estadia, pode sempre ir à Casa da Baía, na Avenida Luísa Todi. Considerada pelo município sadino, como o grande “cartão de visita da cidade”, foi inaugurada em 2011 pela Câmara Municipal de Setúbal, na sequência de obras de reabilitação do edifício. Tem uma esplanada, loja de produtos regionais, posto de turismo e o Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA