na cidade

Quer conhecer um navio-escola (e muito mais)? Venha às Festas da Baía de Setúbal

A conhecida Semana do Mar dá lugar a um evento com mais diversidade e iniciativas. Decorre de 21 a 30 de setembro.
Navio-escola Sagres.

É inegável a beleza de Setúbal e de toda a sua envolvência. Foi com essa certeza que André Martins, presidente da autarquia setubalense, apresentou a primeira edição das Festas da Baía. “Temos o privilégio de estar numa das mais belas baías do mundo, que está envolvida em duas áreas protegidas de grande importância, a Reserva Natural do Estuário do Sado e o Parque Natural da Arrábida. É uma questão central para nós continuar a apreciar e a valorizar este património”, disse o autarca quanto ao evento que decorre de 21 a 30 de setembro na frente ribeirinha.

Sabemos que o porto comercial setubalense é “um centro de desenvolvimento da região e uma referência a nível nacional”, mas não podemos esquecer que o Sado e baía são “uma das maiores riquezas” de Setúbal. Por ter esta essência, a Câmara Municipal de Setúbal transformou a já conhecida Semana do Mar, que se realizava desde 2014 com o envolvimento da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a Aporvela, num novo evento com “um programa mais vasto e diversificado”: as Festas da Baía.

“Fizemos uma apreciação do evento e entendemos que podíamos ir um pouco mais além. A relação da cidade com o rio, o porto, a náutica, as tradições e o património marítimo torna possível e desejável a realização de um programa mais ambicioso”, frisou André Martins. A iniciativa, que conta ainda com os apoios da Marinha e da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, contemplam atividades que “apostam na valorização das embarcações típicas do rio Sado e das tradições marítimas setubalenses, promovendo o envolvimento da população e de quem visita a cidade”. O grande objetivo é o reforço e ligação da cidade e das populações com o rio, com a pesca e a própria história dos pescadores.

Visitas a navios, exposições, concertos, gastronomia, astronomia, workshops e peddy papers — é este o mote da primeira edição das Festas da Baía. Nas visitas a embarcações, como ocorreu em anos anteriores, terá oportunidade de revisitar o navio-escola Sagres e vai estar pela primeira vez em Setúbal o galeão espanhol Pascual Flores. São mais de “cinco dezenas” de atividades, pensadas para toda a famílias, “em vários espaços e equipamentos da cidade”, com destaque para a frente ribeirinha e Largo José Afonso.

Pretende-se “promover Setúbal e as suas condições naturais privilegiadas, bem como o porto”, que celebra este ano o seu centenário. Carlos Correia, presidente do Conselho de Administração da APSS, destacou na apresentação a “ambição reforçada” dos organizadores, “num ano muito especial para o porto de Setúbal”. O presidente sublinhou que “o desenvolvimento económico da cidade e da região está no centro da estratégia para o porto”, que “está a trabalhar para ser um polo de dinamização e de criação de emprego”, mantendo a “relação saudável entre a atividade portuária e as atividades náuticas e marítimo-turísticas”.

A Aporvela, parceira da iniciativa, traz até à cidade do Sado a caravela Vera Cruz, disponível para visitas, e várias iniciativas que dinamizam “a literacia do mar”, disse Margarida Almodovar, vice-presidente da associação. Além da caravela Vera Cruz, e do navio-escola Sagres, estarão abertos a visitas do público e escolares os veleiros Polar e Zarco, da Marinha Portuguesa, e o galeão espanhol Pascual Flores, no Cais 2 do Porto de Setúbal.

As Festas da Baía de Setúbal começam a 21 de setembro com o “Fórum Investir, Inovar e Descarbonizar – ligação porto cidade”, às 9 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi. Além disso, às 21h30, no mesmo espaço e numa parceria com a Marinha Portuguesa, a Banda da Armada vai dar um concerto gratuito, mas é necessário levantar convites na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi, num máximo de dois por pessoa. Ana Bacalhau é convidada a atuar às 22 horas, na Doca dos Pescadores.

A primeira edição do certame tem ainda na programação a mostra gastronómica “Setúbal no Largo”, no Largo José Afonso, com a participação de associações de pescadores e ostras, com showcookings ao vivo por chefs da restauração setubalense. Os vinhos da Península e a gastronomia de mar estão disponíveis em cinco restaurantes participantes do certame. Há ainda animação musical com O Homem na Lua, a 23 de setembro, Cadita, a 24, Banda World Music, 25, Cante Alentejano, 26, Folk Sado, 28, Dixit Band, 29, e Jorge Nice no dia 30 sem esquecer o espetáculo de stand-up comedy, a 27. O recinto funciona nos dias 22, 25, 26, 27, 28 e 29, das 18 às 23 horas e nos dias 23, 24 e 30 do meio-dia às 15 horas e das 18 às 23 horas.

Frisar a importância do Porto de Setúbal e da ligação dos pescadores e dos setubalenses com o Sado nunca é demais e por isso pode visitar as exposições “100 Anos, Um Porto, Um Rio, Uma Cidade”, no Largo José Afonso, e “100 Anos Navegando pela História”, no Cais 2 — ambas visitáveis diariamente, das 10 às 23 horas, além da mostra de rua “Olhar os Pescadores na Baía de Setúbal”, na Praia da Saúde. A Casa da Baía terá a exposição “O construtor de barcos”, de Júlio Figueiras, com réplicas, fotos e diagramas originais de embarcações tradicionais do Sado, com horário de visita das 10 às 20 horas.

Em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), há passeios gratuitos de uma hora no Sado, com inscrição obrigatória, em embarcações tradicionais e outras nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de setembro, com saídas às 11 e às 15 horas. Realizam-se visitas guiadas gratuitas ao Museu Oceanográfico do Portinho da Arrábida, nos dias 25 e 27, entre as 15 e as 17 horas, e ações de sensibilização e boas práticas, no auditório do Mercado do Livramento, entre as 11 horas e o meio-dia, sobre os “Golfinhos Roazes”, nos dias 22 e 28, com a palestra “Áreas Protegidas – Parque Marinho e Reserva”, a decorrer no dia 26. Todas as inscrições devem ser feitas no site oficial de turismo do Município de Setúbal.

A observação de estrelas, no Convento de São Paulo, nos dias 23, 24, no Moinho de Maré da Mourisca, a 28 e 29, e a bordo da caravela Vera Cruz, a 26, sempre a partir das 21 horas, está em destaque no evento “Há Estrelas na Baía”, com o valor de inscrição a fixar-se nos 3€. Sessões de pintura ao vivo de embarcações, passeios pedestres e peddy papers, teatro e o Rally-Cruzeiro Lisboa-Setúbal, no último dia do certame, com partida às 11 horas, marcam o culminar da primeira edição das Festas da Baía. 

Horário das visitas aos navios

Embarcações portuguesas

21 de setembro — 14 às 17 horas

22 a 30 de setembro —  10 às 17 horas

Galeão Pascual Flores

25 a 30 de setembro — 10 às 17 horas

As visitas, em todos os casos, são interrompidas a 24 de setembro, dia em que se realiza, às 11 horas, um desfile náutico.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA