na cidade

Proteção Civil lança alerta de mau tempo. Depressão Martinho pode causar inundações

Os efeitos da tempestade vão começar a sentir-se a partir de quarta-feira, 19 de março. Vai trazer chuva persistente.
Cuidado.

Depois da tempestade Laurence, eis que chega a depressão Martinho. O mau tempo será sentido em Portugal Continental com maior intensidade nesta quarta e quinta-feira, 19 e 20 de março, com chuva persistente e, por vezes forte, vento e agitação marítima. 

A Proteção Civil alertou esta terça-feira, 18 de março, para um “agravamento geral do tempo nas próximas 48 horas”. Os efeitos da depressão Martinho vão fazer-se sentir sobretudo no final do dia de quarta-feira e no princípio da manhã de quinta-feira, um problema acrescido por coincidir com o período de maré alta, avisou Alexandre Penha, adjunto de operações nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

A situação pode aumentar o risco de inundações, especialmente nos espaços urbanos. “Os solos já estão saturados. Estamos numa altura em que o período de precipitação tem-se feito sentir nas últimas semanas. As drenagens são mais difíceis e pode haver acumulação de água”, alerta o responsável, citado pela “SIC Notícias”.

A Proteção Civil está neste momento a enviar SMS à população que vive nas áreas que serão mais afetadas, como Leiria, Grande Lisboa, Litoral Alentejana, Baixo Alentejo e Algarve. “Depressão Martinho: chuva forte e persistente dias 19 e 20 de março. Vento forte. Risco de inundações. Fique atento”, lê-se na mensagem. 

Devido ao mau tempo, a autoridade pede à população que evite colocar-se em situações de risco e “cautela na movimentação nas estradas”, especialmente junto ao mar e nas zonas onde costuma haver cheias.

As mais sensíveis são as bacias e ribeiras do Tejo, em especial nas zonas de Cascais, Oeiras, Lisboa, Loures, Odivelas, Setúbal, bem como do Oeste, do Sado, do Guadiana e do Algarve.

A precipitação forte e persistente poderá cair em forma de granizo e é possível que ocorra trovoada, sobretudo nas regiões do litoral Centro e Sul, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Prevê-se também vento forte, com rajadas até 75 quilómetros por hora, o que levar à ocorrência de fenómenos extremos.

Devido à previsão de vento forte, o IPMA colocou nove distritos sob aviso laranja até quinta-feira: Castelo Branco, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA