O comércio de Setúbal sempre foi um dos motores de desenvolvimento do concelho. Desde a banca de peixe mais simples, aos grandes alfaiates que vestiam aristocratas, a verdade é que, ao longo dos anos, de uma forma mais ou menos impactante, todos deram o seu contributo para tornar esta uma das regiões mais apelativas do País.
Também não é novidade que nada é como há décadas, ainda que tenham sido desenvolvidas inúmeras atividades para revitalizar os negócios setubalenses e azeitonenses. Sob este mote, a Câmara Municipal desenvolveu o projeto “Bairro Comercial Digital — Setúbal”, com a intenção de promover o comércio. A apresentação à população geral decorre esta segunda-feira, 13 de janeiro, às 21 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi.
Neste encontro, destinado a “comerciantes” e outros “interessados”, vão ser esclarecidas “dúvidas sobre o projeto, resultante de um consórcio criado pela Câmara Municipal de Setúbal, que lidera esta parceria, a Associação Bairro Cool e a União das Freguesias de Setúbal, com financiamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência”, explica a autarquia sadina.
A sessão vai contar com uma intervenção de André Martins, presidente do Município, seguindo-se a exibição de um filme, produzido pela Câmara, “sobre o Bairro Comercial Digital — Setúbal” e ainda “uma apresentação a cargo da Altice/Meo, empresa que venceu o concurso para conceção da plataforma tecnológica do projeto”.
O projeto pretende implementar a “modernização e revitalização dos setores do comércio e serviços e a promoção do comércio local, com a implementação de um conjunto de ações de estímulo à digitalização económica dos estabelecimentos comerciais”.
“O reforço da cobertura wi-fi, a criação de um Marketplace – loja online de divulgação e venda de produtos e serviços por comerciante – e a instalação de mupis multimédia para divulgação de produtos, horários e eventos, e mobiliário urbano, incluindo bancos inteligentes que permitem o carregamento de dispositivos móveis, são algumas das ações”, diz o Município.
Fazem ainda parte da novidade “a criação de uma página de Internet e de uma aplicação para telemóveis, o reforço da informação urbana digital incluindo roteiros de visita do património e ações de sensibilização e capacitação tecnológica de empresários e trabalhadores”.
Já que aqui está, carregue na galeria para conhecer o spot que ganhou título de Melhor loja/marca de moda ou beleza, dos Prémios NiS 2024.