na cidade

Projeto comunitário do Nosso Bairro, Nossa Cidade ganha prémio de voluntariado

“Caminhada e Dança – Comunidade para uma Vida Saudável” foi distinguido no concurso Voluntariado Universitário Santander.
Participaram mais de 80 candidatos.

O programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, desenvolvido na zona da Bela Vista, em Setúbal está de parabéns. O projeto “Caminhada e Dança — Comunidade para uma Vida Saudável”, iniciativa criada pelos moradores, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) conquistou o terceiro lugar no Prémio Voluntariado Universitário Santander.

A distinção foi entregue na passada quinta-feira, 5 de dezembro, na sede do Santander, em Lisboa. O IPS recebeu um donativo, no valor de quatro mil euros para aplicação no projeto. Atualmente, a ação coletiva conta com a participação de cerca 80 moradores dos cinco bairros abrangidos pelo programa e de outras zonas da cidade. Os elementos do grupo reúnem-se todas as sextas-feiras para fazer passeios pedestres.

O projeto começou por ser um grupo de caminhadas, mas ao longo do tempo evoluiu graças à parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal, através da Escola Superior de Educação, que apoiou com meios e recursos técnicos e humanos. Além da disponibilização de instalações e materiais do Politécnico, o projeto conta com a colaboração de alunos e docentes da licenciatura de Desporto, responsáveis pela avaliação da condição física dos participantes e incentivo à adoção de um estilo de vida saudável.

A “Caminhada e Dança — Comunidade para uma Vida Saudável” surgiu em 2015, no seguimento de uma proposta decidida em plenário por moradores da Quinta de Santo António. O objetivo do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, que este ano celebrou sete anos é promover a participação das comunidades em dinâmicas de bairro, criar sentimentos de pertença e de interajuda entre os moradores e reforçar redes de suporte social.

tags: Bela Vista, Câmara Municipal de Setúbal, caminhadas, Nosso Bairro Nossa Cidade, Prémio Voluntariado Universitário Santander, setúbal