Esta semana é feriado nacional na quinta-feira, 8 de junho, e se está a pensar fazer ponte e aproveitar os quatro dias de férias na praia, saiba que os seus planos foram por água abaixo — literalmente. O cenário não é nada animador e vai ser justamente a partir do meio da semana que vai chegar a chuva em força até sábado, pelo menos.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o início da semana começa sem aguaceiros. Segunda e terça-feira parecem ser as grandes exceções porque o céu estará coberto por nuvens altas e as temperaturas vão fixar-se nos 29 graus de máxima e 15 de mínima. Na segunda, os termómetros chegam mesmo aos 31 graus de máxima na terça, com a mínima a atingir os 16 graus. Aqui, tenha especial atenção ao índice de raios ultravioleta, que vai estar no nível 9. Hidrate-se, proteja-se do sol com utilização de protetor solar e de chapéu e, quando possível, evite andar na rua durante o horário de maior calor.
Tudo se altera a partir de quarta-feira. A previsão de chuva é de 87 por cento e vão estar 27 graus de máxima e 18 de mínima. A probabilidade de aguaceiros aumenta na quinta-feira, para 96 por cento, e vão sentir-se temperaturas a rondar os 25 graus de máxima e 17 de mínima, com o cenário a ser exatamente o mesmo para sexta-feira.
Assim, se tirou os dois dias anteriores, já sabe que o tempo não está convidativo para aventuras ao ar livre e sábado não vai ajudar. A previsão de precipitação é de 66 por cento e vão estar 25 graus de máxima e 16 de mínima. Apenas no domingo parece existir um abrandamento da chuva — dos 66 por cento de sábado, baixa para 32 por cento. A temperatura aumenta um grau de máxima — 26 — e diminui um na mínima — 16.
Se tiver outro tipo de planos, em que a principal preocupação seja a sua aparência — ou mesmo que não seja e apenas precise de ajeitar o cabelo ou a barba — fique a conhecer na galeria abaixo a única barbeira das Praias do Sado, que faz cortes a um preço bastante acessível.